Lei que cria a ‘Festa da Laranja’ em Campo Grande é sancionada no Rio

Com a sanção, data da festa (07/10) foi incluída no calendário oficial da cidade; por quase 30 anos, Campo Grande foi um dos maiores produtores e exportadores de laranja

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Monumento em forma de laranja em Campo Grande - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro sancionou, na última terça-feira (05/10), uma lei, de autoria do vereador Jorge Felippe (DEM), que cria em Campo Grande, na Zona Oeste da capital fluminense, a ”Festa da Laranja”. Ela acontecerá sempre no dia 07/10, homenageando a histórica relação do bairro com a produção da referida fruta.

A ideia para tal surgiu a partir de uma conversa na página do Facebook ”Campo Grande – O Maior Bairro do Brasil”, que é administrada pelo funcionário público Wallace Monteiro Postiga, de 32 anos, descendente dos primeiros produtores de laranja que existiram no local.

”Eu fiquei muito feliz pela sanção da lei. Uma ideia que surgiu ali na minha página hoje ganhou um efeito tão bacana, não só em homenagear os meus antepassados, mas de valorizar o bairro onde moro. A festa será boa para Campo Grande, com visibilidade e valorização”, diz ele.

Com a sanção da lei, a data da festa foi incluída no calendário oficial do município do Rio. Vale ressaltar que, por quase 30 anos, Campo Grande foi um dos maiores produtores e exportadores de laranja.

Advertisement

O bairro, inclusive, chegou em determinado momento a ser apelidado de ”Citrolândia”, passando a enviar enormes quantidades para Estados Unidos, Inglaterra e outros países europeus. No entanto, com a crise ocasionada pela Segunda Guerra Mundial, o ciclo acabou chegando ao fim.

”Campo Grande sente falta de eventos públicos, mesmo tendo em sua história a produção de laranja como fator de desenvolvimento e crescimento. Essa aprovação é muito importante. Queremos transformar essa memória e vocação em um capital econômico e de lazer para as famílias da região e visitantes”, diz Jorge Felippe.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lei que cria a 'Festa da Laranja' em Campo Grande é sancionada no Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Lei que cria a 'Festa da Laranja' em Campo Grande é sancionada no Rio
Advertisement

8 COMENTÁRIOS

  1. Legal uma festa oficial da Prefeitura no bairro. Mas kd o transporte público, a infraestrutura para o bairro que virou uma selva de pedra, com tantos condomínios e prédios, que hoje vc não encontra um pé de laranja, apenas carros nas ruas estreitas, tipo a Ferreira Borges que vc leva quase 30 minutos pra atravessar da Rodoviária até o Afonso Celso. Trajeto esse q normalmente levaria 2 minutos de carro.

  2. Amei essa notícia, e com isso esperamos mais infraestrutura para nosso bairro. Pois a população cresceu muito, e esqueceram da infraestrutura, principalmente do viaduto de Campo Grande um engarrafamento, ja que com uma simples troca de sinalização ja funcionária melhor!
    Aguardamos ansiosos pelas festividades, e investimentos nesse bairro abençoado!

  3. Teremos agora uma festa de rodeio com show sertanejo universitário e um concurso de miss laranjal . Ah esqueci a comunidade agradece a deputada Lúcinha e prefeito por está obra.

  4. Seria muito bom se tomassem providências qto ao transporte público em nossa região. Pois acredito ser o bairro mais prejudicado do RJ. Cmo iremos “colher as laranjas” sem transporte?

  5. Boa notícia, porém o bairro precisa mesmo é de infraestrutura, melhor mobilidade urbana, hospital público de qualidade e uma faculdade pública, etc. Enfim, vamos reenvidicar coisas básicas para o nosso dia a dia e depois comemorar com festa da laranja.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui