Lei sancionada pela Prefeitura proíbe tatuagens em animais no município do Rio de Janeiro

O projeto de autoria do vereador Dr. Marcos Paulo (Psol/RJ) prevê multa para quem descumprir a regra

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Existem grandes chances de você nunca ter se deparado com um animal tatuado pelas ruas, mas esta prática cruel tem sido disseminada em diversos lugares do mundo. Para evitar que a moda chegue ao Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes sancionou nesta terça-feira (28/09), a lei 142-A que proíbe a realização de tatuagens para fins estéticos em animais no município do RJ. O projeto de autoria do vereador Dr. Marcos Paulo (Psol) prevê multa para quem descumprir a regra.

Caso a infração seja cometida por pessoa física a multa é de R$5.000 e o infrator será proibido de participar de concursos públicos, em caso de pessoas jurídicas o valor pode chegar a R$15.000. Os recursos arrecadados com as multas serão destinados ao Fundo de Proteção Animal.

“Nos últimos anos temos avançado na legislação que protege os animais, mas precisamos garantir que a legislação seja cumprida. A tatuagem em animais é uma aberração que só serve para satisfazer um desejo mórbido de tutores irresponsáveis. Animais são seres vivos, que sentem dor, medo, tristeza e precisam ser respeitados”, disse Dr. Marcos Paulo.

Maltratar animais é crime

Quem maltrata, fere ou mutila cães e gatos pode ser condenado a detenção de dois a cinco anos. A legislação foi apelidada de lei Sansão, em homenagem ao cão da raça pitbull que teve as patas traseiras decepadas.

Advertisement

Para denunciar crimes de maus-tratos no Rio de Janeiro, a população pode telefonar para o 1746 da Prefeitura do Rio, para o Disque Denúncia (2253-1177) ou para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (2202-0066).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lei sancionada pela Prefeitura proíbe tatuagens em animais no município do Rio de Janeiro
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto algumas espécies de animais recebem atenção, como aqueles de quatro patas, ou seja, cães, gatos…
    Outros, no entanto, como os pássaros, são ignorados, e continuam vivendo em gaiolas.
    A Mãe Natureza dotou os pássaros de asas para voar, mas sai aprisionadas em gaiolas.
    Os algozes aprisionam as aves por egoísmo.
    Ninguém fala nada sobre essa contradição dos chamados “defensores dos animais” que levam pautas para debates e apresentam propostas de leis.

  2. Eu sou bem desconfiado com essa onda recente de supervalorização do animal como ente quase superior ao ser humano (se é que já não é considerado superior ao ser humano), porque onde se cultua animal há de se sacrificar o humano. Mas fazer tatuagem em animais me parece sem sentido e pode vir a ser cruel para ensejar tal intento – porque não deixar o animal quieto na dele, em paz!?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui