Levantamento da Firjan mostra que Índice de Confiança do setor industrial do RJ diminuiu novamente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Nesta quarta-feira (20/05), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou, de maneira atualizada, o Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ). Os dados mostram que houve nova queda agora em maio, atingindo 32,8 pontos, o 2º pior resultado desde 2010, quando o levantamento teve início.

O pior resultado continua sendo referente a dezembro de 2015, com 32,7 pontos. A pesquisa tem pontuação variando de zero a 100. Os resultados superiores a 50 representam melhora ou otimismo e, inferiores, indicam piora ou pessimismo.

No mês passado, o Icei-RJ registrou queda de 25,5 pontos, a maior em um único mês, e atingiu 33,9 pontos. ”Neste mês foi registrada uma nova queda, muito influenciada pelos resultados relacionados ao indicador de condições atuais da economia brasileira, do estado e da empresa. Mais uma vez os dados refletem os impactos e as incertezas provocados pela pandemia do coronavírus”, diz Jonathas Goulart, gerente de Estudos Econômicos da Firjan.

O Indicador de Condições Atuais da pesquisa diminuiu 5,7 pontos em relação a abril e fechou em 24,9 pontos. No acumulado de 2020, a queda foi de 31,3 pontos. Os 3 itens que compõem os indicadores – ”Condições da Economia Brasileira”, ”Condições do Estado” e ”Condições da Empresa” – apresentaram retração de abril para maio. O item relacionado às condições do estado fechou em 14,1 pontos, o mínimo histórico.

Advertisement

O Indicador de Expectativas para os próximos 6 meses também registrou desconfiança ao fechar em 36,7 pontos. O indicador se mantém próximo do mínimo histórico (35,6 pontos) registrado em abril, apesar de apresentar uma leve melhora. O resultado é influenciado, principalmente, pelo avanço nas expectativas relacionadas à empresa, que passou de 39,5 pontos em abril para 41,7 em maio.

Entre os 3 itens analisados – ”Expectativa da Economia Brasileira”, ”Expectativa do Estado”, e ”Expectativa da Empresa” -, apenas o que se refere ao estado seguiu trajetória de diminuição, chegando a 23,7 pontos, também o menor patamar da série.

A Firjan essalta que o pessimismo registrado no Icei-RJ de maio continua retratando a dificuldade encontrada pelos empresários desde o início da quarentena, com problemas no fluxo de mercadorias, na circulação de trabalhadores e no consumo da população. Ressalta, ainda, que a falta de confiança influencia de forma negativa a recuperação das atividades econômicas e os novos investimentos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Levantamento da Firjan mostra que Índice de Confiança do setor industrial do RJ diminuiu novamente
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui