Levantamento do Procon sobre preços de pescados para Semana Santa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Para orientar e informar os consumidores sobre a compra de pescados para a Semana Santa, o Procon-RJ realizou um levantamento de preços entre os dias 22 de março e 17 de abril. O trabalho foi realizado em supermercados e peixarias do Rio e de Niterói, totalizando 14 estabelecimentos comerciais, onde foram pesquisados um total de 16 tipos de pescados.

O bacalhau, iguaria da Sexta-Feira Santa no Brasil, é um dos destaques da lista, que conta também com o Saithe, peixe similar e mais barato, mas, ao contrário do que muitos pensam, não é bacalhau. O Mercado São Pedro, tradicional ponto de venda de pescados em Niterói, está presente na relação com cinco estabelecimentos pesquisados.

O assessor de estudos e pesquisas do Procon-RJ, Salvador de Mattos Fortes Neto, também nutricionista, informa alguns cuidados e dicas a serem observadas na hora de comprar o pescado.

“É necessário e de vital importância sempre verificar a qualidade dos peixes no momento da compra. Há algumas características sensoriais que o consumidor deve se atentar. Na aparência, é importante que o peixe esteja isento de indícios de decomposição, como coloração diferente do padrão da espécie, e danos externos. As brânquias precisam ter coloração entre rosada e vermelho acentuado, além de serem úmidas e brilhantes. A estrutura que protege as brânquias precisa possuir rigidez, apresentando resistência ao ser aberto. As escamas não podem estar viscosas, devendo possuir brilho metálico, e serem translúcidas, além de estar grudadas à pele. Os olhos do peixe devem ser brilhantes e protuberantes. A pele tem de apresentar adesão, tensão e umidade”.

Advertisement

O Procon-RJ não se responsabiliza pelos preços informados, que refletem o valor praticado no momento da coleta, podendo sofrer variações para mais ou para menos com a proximidade da semana santa, já que tais produtos não são tabelados.

preco Pescados 1 Levantamento do Procon sobre preços de pescados para Semana Santa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Levantamento do Procon sobre preços de pescados para Semana Santa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui