Líder do NOVO na Câmara protocola solicitação de privatização da Cedae

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Prédio da Cedae no Centro do Rio - Foto: Breno Carvalho/Agência O Globo

Nesta quinta-feira (06/02), o deputado federal Paulo Ganime, líder do Partido NOVO na Câmara, protocolou um pedido de cumprimento do ”Plano de Recuperação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro”, em especial a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).

Em 5 de setembro de 2017, o Conselho de Supervisão de Regime de Recuperação Fiscal aprovou o relatório de avaliação do plano e o parecer sobre a adequação do prazo de duração. Entre as medidas apresentadas no pedido de adesão, está a privatização da Cedae: o Estado do Rio de Janeiro pretende alienar as ações da Cedae no prazo máximo de 3 anos.

1581091927337270 Líder do NOVO na Câmara protocola solicitação de privatização da Cedae
Requerimento – Foto: Divulgação

Segundo a lei estadual 7.529/2017, que autoriza o Poder Executivo a alienar as ações representativas do Capital Social da referida empresa, os recursos resultantes da alienação serão obrigatoriamente utilizados para pagamento da operação de crédito autorizada, no valor de R$ 3,5 bilhões.

thumbnail for 122513 Líder do NOVO na Câmara protocola solicitação de privatização da Cedae
Paulo Ganime – Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Enquanto o impasse da venda da Cedae permanece, a população do Rio de Janeiro está sendo impactada com uma ”crise da água”, com a companhia ofertando água com cheiro e coloração estranha. Foi identificado que os mananciais de água estão poluídos com o despejo de esgoto e estão em estado de degradação, apontando que a Cedae não está desempenhando seu papel de manutenção da qualidade da oferta de água e gestão de esgotos.

Advertisement

Por esse motivo, Ganime encaminhou a indicação para que o Ministério da Economia, no âmbito de sua competência, adote medidas necessárias ao efetivo cumprimento do acordo por parte do estado do Rio de Janeiro de maneira a garantir, não apenas a obtenção dos recursos necessários para que os compromissos assumidos com a União sejam honrados, como também as condições de prestação adequada dos serviços de água e saneamento à população, haja vista a incapacidade já demonstrada pela Cedae na atual estrutura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Líder do NOVO na Câmara protocola solicitação de privatização da Cedae
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui