A Light anunciou um plano especial de operação para garantir a segurança elétrica durante o Carnaval 2025, mobilizando equipes em toda a sua área de concessão, que abrange 31 municípios do estado do Rio de Janeiro. O esquema inclui ações preventivas, como podas de árvores em contato com a fiação e manutenção da rede elétrica, além do reforço do efetivo.
Na Marquês de Sapucaí, no Centro, e na Estrada Intendente Magalhães, na Zona Oeste, locais de grande concentração carnavalesca, equipes estarão posicionadas estrategicamente para assegurar o fornecimento de energia.
“Diante da dimensão do Carnaval, com centenas de blocos distribuídos pelo Rio e festividades em diversos municípios, colocamos em prática um plano para entregar energia elétrica de forma segura. Contamos com equipes reforçadas nas ruas, monitoramento do sistema 24 horas diretamente do nosso Centro de Operações Integrado (COI) e um esquema de prevenção nas regiões com maior fluxo de foliões”, destaca João Paulo Parreira, superintendente de Operações e Engenharia da Light.
Desde outubro de 2024, a concessionária já inspecionou 95 quilômetros de rede elétrica, vistoriou 22 estruturas subterrâneas, realizou podas em mais de 780 galhos de árvores próximos da fiação e executou mais de 1.100 serviços de manutenção.
Megaoperação e combate a irregularidades
Como parte das ações preventivas, a Light realizou, nesta terça-feira (24/02), uma megaoperação em bairros com alta concentração de blocos, como Lapa, Glória, Catete, Centro e Botafogo. Durante as inspeções, foram identificadas irregularidades em 11 estabelecimentos de grande porte, com um dos responsáveis sendo conduzido à delegacia.
Investimento no Carnaval
Além da operação especial, a Light reforça seu compromisso com a cultura e o desenvolvimento social ao investir R$ 7 milhões no Carnaval 2025, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (ICMS) e em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado.
O incentivo da concessionária inclui o patrocínio dos ensaios técnicos e dos desfiles das escolas de samba mirins, além de contribuir para a economia do estado, gerando empregos para profissionais que atuam nos barracões das escolas, como artesãos, costureiras e marceneiros.
Além do patrocínio, a empresa tem papel essencial na realização da festa, garantindo o fornecimento de energia para o Sambódromo e outras regiões festivas do Rio, permitindo que os foliões celebrem com segurança.
Dicas de segurança durante o Carnaval
A Light orienta a população sobre cuidados essenciais para evitar acidentes elétricos durante as festividades:
- Não jogue serpentina metálica ou objetos na rede elétrica;
- Evite jogar água próximo à fiação, pois pode causar curto-circuito;
- Não pendure decorações em postes ou fios elétricos;
- Não suba em postes, árvores ou marquises próximas da rede elétrica;
- Evite soltar fogos de artifício perto da fiação;
- Nunca faça ligações clandestinas na rede elétrica;
- Caso veja um fio partido, mantenha distância e acione a Light pelo telefone 0800 021 0196;
- Em caso de acidentes com a rede elétrica, entre em contato com a Light pelo mesmo número.