A Comlurb já retirou 250 toneladas de resíduos das ruas do Rio de Janeiro desde o início do pré-Carnaval, em 1º de fevereiro. Apenas no último fim de semana de ensaios e desfiles de blocos, entre os dias 21 e 23, foram 119,4 toneladas recolhidas em diversas regiões da cidade. O total inclui também a limpeza externa do Sambódromo, que recebe os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial e da Série Ouro.
Além da remoção de lixo, a operação de fiscalização do programa Lixo Zero autuou 256 pessoas ao longo do período. Destas, 212 foram flagradas urinando em via pública e 44 descartaram pequenos resíduos como latas, copos e bitucas de cigarro. Somente no último fim de semana, foram registradas 52 infrações por urinar na rua. As multas variam entre R$ 293,85 para descarte irregular de pequenos resíduos e R$ 805,07 para quem for pego urinando em espaço público.
A limpeza dos blocos segue um protocolo específico de acordo com o porte de cada um. Nos megablocos, por exemplo, até 160 garis e 16 agentes de limpeza trabalham antes, durante e após os desfiles. O esquema especial da Comlurb inclui 7.500 garis e 73 agentes de limpeza mobilizados até o fim da folia, em 9 de março, quando acontece o desfile do Monobloco.
Para reforçar a operação, a Companhia disponibilizou 10 mil contêineres de 240 litros e mil contêineres de 1.200 litros em pontos estratégicos. A frota utilizada inclui 62 caminhões compactadores, 16 caminhões satélites, 13 varredeiras de médio porte, oito varredeiras de grande porte e cinco carrinhos elétricos. Além disso, a lavagem das vias é feita com água de reuso, utilizando 52 veículos, entre caminhões-pipa, vans lava-jato e jateadeiras, além de 125 pulverizadores com essência de eucalipto para amenizar odores e melhorar o ambiente para foliões e moradores.
A Comlurb também realiza a limpeza dos postos médicos instalados no Centro e no Sambódromo durante os eventos. Nos desfiles oficiais e ensaios técnicos, cada posto conta com dois garis para garantir a higienização do espaço.
Absurdo colocar caçambas de lixo bem no caminho da faixa de pedestre entre uma travessia e outra nas avenidas como no Centro, bem como no meio da ciclovia. Esses funcionários da comlurb deviam ser multados.