Linha Amarela é a obra mais importante dos últimos 30 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Construção do Túnel da Linha AmarelaSemana passada perguntei para os fãs do Diário do Rio no Facebook qual teria sido a obra mais importante do Rio de Janeiro nos últimos 30 anos. Foram mais de 350 votos, a pesquisa era aberta para que novas respostas fossem adicionadas o que gerou piadas como “Churrasqueira lá de Casa” ou o “Pub Mais Próximo”, a pesquisa completa pode ser vista aqui.

 

E a obra escolhida por cerca de 50% das pessoas foi a Linha Amarela, a via que leva o nome oficial de Avenida Governador Carlos Lacerda, liga a Barra da Tijuca à Ilha do Fundão. A  via faz parte do projeto das linhas policromáticas do urbanista grego Constantínos Apóstolos Doxiádis a pedido do então governador Carlos Lacerda (merece a homenagem de batizar a Linha Amarela).

A obra, apesar de ter sido idealizada nos anos 60, só foi iniciada em 1994 pelo então prefeito Cesar Maia e inaugurada 3 anos depois em 1997. Eu me lembro quando saia da escola e passeava ali pelas obras da Linha Amarela na Freguesia e ficava estranhando aquela enormidade.

Advertisement

 

No site da LAMSA, empresa que administra a via, há algumas curiosidades sobre a Linha Amarela:

  • Que a extensão da Linha Amarela corresponde a 8 Avenidas Presidente Vargas?
  • Que você poderia cercar a Lagoa Rodrigo de Freitas com suas pontes e viadutos?
  • Que o concreto utilizado em sua obra seria suficiente para construir 2 Maracanãs e que o volume de terra e rocha escavadas daria para enchê-los?
  • Ou então, que esse mesmo concreto utilizado daria para construir 220 edifícios de 10 andares (com 6 apartamentos de 2 quartos por andar)?
  • Que o volume de aço daria para construir 330 edifícios iguais?
  • Que o volume de terra e rocha movimentados encheriam 303 mil caminhões?
  • Que esses 303 mil caminhões ligados pára-choque com pára-choque, formariam uma fila de ida e volta, do Rio a Brasília?
  • Que o túnel da Covanca é o segundo maior túnel urbano do mundo, com 2.187 metros?
  • Que as subestações para alimentação de seus ventiladores e de sua iluminação poderiam abastecer uma cidade com mais de 40 mil habitantes?

     

    Na pesquisa o 2o lugar de obra mais importante ficou com a Linha Vermelha e 3o o Sambódromo. E você, consegue imaginar o Rio sem a Linha Amarela?

  • Advertisement
    Receba notícias no WhatsApp
    entrar grupo whatsapp Linha Amarela é a obra mais importante dos últimos 30 anos
    Advertisement

    Comente

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui