Linhas de ônibus do Rio acumulam sérios problemas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Linha 277 teve funcionamento afetado devido à pandemia - Foto: Carlos Bernardes/Ônibus Brasil

As linhas de ônibus do Rio continuam sendo motivo de reclamação por parte dos passageiros. Com a pandemia, os problemas dos coletivos, que já eram frequentes, ficaram ainda mais evidentes, tanto em relação a qualidade do serviço, como a quantidade de veículos disponibilizados na cidade.  

De acordo com dados divulgados pelo jornal Extra, a Rio Ônibus informou que até 2016, eram comprados 1.250 ônibus novos por ano. Já em 2017, 2018 e 2019 a quantidade teria diminuído para uma média de 600 coletivos. Nos últimos 12 meses a diminuição teria sido ainda maior, sendo adquiridos apenas 236 veículos para o período.

A matéria do jornal também divulgou que a Secretaria Municipal de Transportes, SMTR, confirmou que em 2020 foi colocado 80% a menos de veículos em comparação ano passado. Este ano, foram adquiridos somente 95 coletivos, enquanto ano passado o número foi de 497, sendo que os ônibus novos que foram para as ruas a partir de março já tinham sido comprados antes da pandemia.

Para atender aos passageiros e buscar maior eficácia na fiscalização dos coletivos, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, MPRJ, lançou em agosto/2020 um serviço de denúncias, conforme divulgado pelo DIÁRIO DO RIO. As reclamações podem ser feitas pelo site consumidor vencedor.

Advertisement

O Serviço implementado pelo MPTJ disponibiliza as linhas já são alvo de ações do. A última denúncia constante no site é relativa a linha 2336 da empresa Expresso Pégaso Ltda e Consórcio Santa Cruz de Transportes (Campo Grande x Castelo) publicada em 09/10/2020. Em consulta ao site do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, TJRJ, é possível verificar que entre os principais pedidos da ação judicial estão: operar ou substituir veículos em perfeito estado de conservação e condenação da empresa em danos morais coletivos no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

O canal de denúncias do MPRJ também elaborou uma lista das 20 empresas mais acionadas no últimos anos. Duas empresas de ônibus figuram nesta relação. O Consórcio Santa Cruz, com 40 ações e o Consórcio Internorte com 22 ações.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Linhas de ônibus do Rio acumulam sérios problemas
FONTEExtra
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui