A Lipoaspiração é a técnica mais usada no mundo para melhorar o contorno corporal.
Essa técnica cirúrgica, utiliza cânulas para aspirar a gordura localizada do corpo. Pode ser feita em diversas partes do corpo, desde que haja gordura localizada, como:
- Abdômen;
- Coxas;
- Braços;
- Axilas;
- Flancos;
- Púbis (Monte de Vênus);
- Culotes;
- Pescoço (Papada);
- Entre outras.
A cirurgia é indicada para pacientes com gordura localizada e que dificilmente responde com exercícios e/ou dietas. Pode ser classificada em Pequena, Média ou Grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e partes do corpo abordadas.
Lembrando que a Lipoaspiração não é uma cirurgia indicada para redução de peso, até porque, pelos limites de segurança estipulados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é retirado, no máximo, 5% do peso do corporal. Seu foco é na modelagem corporal e não a redução de peso.
A recuperação desta cirurgia é rápida, já que existem poucos pontos de costura cirúrgico. O uso de cinta modeladora é indispensável após a lipoaspiração. Ela modela as regiões lipoaspiradas, ajudando a diminuir o inchaço comum após a cirurgia. Uma semana depois já é possível voltar ao trabalho, desde que ele não exija muito esforço físico e cerca de um mês depois a rotina volta totalmente ao normal. Em geral, as cicatrizes da cirurgia ficam quase imperceptíveis com o tempo, e não causam incômodo.
Não existe uma idade mínima para fazer a lipoaspiração, o ideal é realizar a cirurgia após 16 anos. Em muitos casos, é necessário consultar um psicólogo ou psiquiatra, que vai analisar se o jovem não está sofrendo de desvios de imagem corporal.