Lista de 10 lugares incríveis para meditar no Rio de Janeiro

A colunista Rosane Ventura lista alguns lugares do estado do Rio onde é possível praticar meditação ao ar livre.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rosane Ventura meditando na Praia do Arpoador / Crédito fotografia: Bob Mastrelli

Em um mundo pós-pandemia, onde cada dia que passa nossa sociedade se torna mais estressada, ansiosa e deprimida, a meditação passou a ser uma necessidade para manter a saúde mental e emocional e, evidentemente, conquistar um melhor equilíbrio.

Conciliar essa ferramenta maravilhosa com um background incrível, de preferência em contato com a natureza, pode potencializar ainda mais seu poder e ampliar seus benefícios, facilitando não só a prática, mas indo além da prática e a tornando um programa bem especial.

E o Rio de Janeiro está cheio de lugares perfeitos para exercitar o hábito da meditação. Separei 10 lugares bem especiais para sua prática:

  1. 1- Jardim Botânico

Um dos lugares mais incríveis para uma prática, onde buscamos nos conectar com a paz interior. O ar puro que é ofertado pelas belíssimas plantas do parque já te coloca naturalmente em um estado mais meditativo. Assim como o som da própria fauna local.

Advertisement
  • 2- Arpoador

Um dos meus lugares prediletos no Rio, principalmente no pôr do sol. O som do mar e a brisa que vem dele trazem o ar de renovação que buscamos muitas vezes ao meditar.

  • 3- Parque Lage

O local oferece contato direto não só com a natureza, mas também com as artes trazendo um ar inspirador para uma prática meditativa.

  • 4- Praia da Joatinga

Meditar na praia da Joatinga é espetacular, o cenário é divino e de fácil acesso se for de carro. O nascer do sol por lá fica ainda mais lindo.

  • 5- Pedra Bonita

Para chegar ao local indicado para meditar, o topo da Pedra Bonita, é preciso percorrer 1km de trilha considerada nível moderado em meio da mata; respirando ar puro e com uma conexão total com a natureza. Ao chegar ao topo da pedra, estique sua canga e inicie sua prática. Quando terminar, apenas contemple o visual maravilhoso a sua frente.

  • 6- Vista Chinesa

Você pode já iniciar com meditação ativa enquanto vai de bike contemplando o caminho. Ao chegar escolha um espaço para chamar de seu e inicie sua meditação. Até a chegada ao mirante você terá uma panorâmica incrível do Rio de Janeiro, com visão privilegiada dos grandes atrativos da cidade.

  • 7- Praia do Secreto

Por se tratar de um acesso bem reservado, poucas pessoas conhecem. Sendo assim, garante uma experiência de mais tranquilidade e privacidade em meio a uma linda praia.

  • 8- Vale do Amor – Petrópolis

Um verdadeiro santuário ao ar livre, em meio às montanhas de Petrópolis com uma pequena queda de cachoeira que torna a experiência ainda mais meditativa ao som do barulhinho de queda d’água. Além da possibilidade de se tornar um super programa de um dia inteiro.

  • 9- Parque da Cidade, em Niterói

A distância da cidade e a altitude já propiciam uma tranquilidade nata para a prática de meditação. Assim como fazê-la seguida da própria trilha necessária para chegar ao pico do parque.

  1. 10- Paineiras

Dentro da Floresta da Tijuca em meio à uma natureza abundante, que já nos conecta naturalmente ao nosso estado de paz. Ainda pode finalizar com um banho de água doce de uma das cachoeiras locais lavando literalmente a alma.

Lembrando que os lugares públicos estarão mais tranquilos em horários bem cedinho e meio de semana.

Me siga também nas redes sociais:

Instagram: @rosaneventura

LinkedIn: Rosane Ventura  https://www.linkedin.com/in/rosaneventuraa

YouTube: O Yoga que eu Acredito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lista de 10 lugares incríveis para meditar no Rio de Janeiro
Avatar photo
Rosane Ventura, especialista em saúde mental, Yoga e Mindfulness, é comprometida em promover bem-estar emocional. Referência em terapias holísticas e práticas ancestrais, fornece orientações para enfrentar desafios do dia a dia e lidera retiros espirituais focados em autoconhecimento.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui