Lista de 10 lugares incríveis para meditar no Rio de Janeiro

A colunista Rosane Ventura lista alguns lugares do estado do Rio onde é possível praticar meditação ao ar livre.

Rosane Ventura meditando na Praia do Arpoador / Crédito fotografia: Bob Mastrelli

Em um mundo pós-pandemia, onde cada dia que passa nossa sociedade se torna mais estressada, ansiosa e deprimida, a meditação passou a ser uma necessidade para manter a saúde mental e emocional e, evidentemente, conquistar um melhor equilíbrio.

Conciliar essa ferramenta maravilhosa com um background incrível, de preferência em contato com a natureza, pode potencializar ainda mais seu poder e ampliar seus benefícios, facilitando não só a prática, mas indo além da prática e a tornando um programa bem especial.

E o Rio de Janeiro está cheio de lugares perfeitos para exercitar o hábito da meditação. Separei 10 lugares bem especiais para sua prática:

  1. 1- Jardim Botânico

Um dos lugares mais incríveis para uma prática, onde buscamos nos conectar com a paz interior. O ar puro que é ofertado pelas belíssimas plantas do parque já te coloca naturalmente em um estado mais meditativo. Assim como o som da própria fauna local.

  • 2- Arpoador

Um dos meus lugares prediletos no Rio, principalmente no pôr do sol. O som do mar e a brisa que vem dele trazem o ar de renovação que buscamos muitas vezes ao meditar.

  • 3- Parque Lage

O local oferece contato direto não só com a natureza, mas também com as artes trazendo um ar inspirador para uma prática meditativa.

  • 4- Praia da Joatinga

Meditar na praia da Joatinga é espetacular, o cenário é divino e de fácil acesso se for de carro. O nascer do sol por lá fica ainda mais lindo.

  • 5- Pedra Bonita

Para chegar ao local indicado para meditar, o topo da Pedra Bonita, é preciso percorrer 1km de trilha considerada nível moderado em meio da mata; respirando ar puro e com uma conexão total com a natureza. Ao chegar ao topo da pedra, estique sua canga e inicie sua prática. Quando terminar, apenas contemple o visual maravilhoso a sua frente.

  • 6- Vista Chinesa

Você pode já iniciar com meditação ativa enquanto vai de bike contemplando o caminho. Ao chegar escolha um espaço para chamar de seu e inicie sua meditação. Até a chegada ao mirante você terá uma panorâmica incrível do Rio de Janeiro, com visão privilegiada dos grandes atrativos da cidade.

  • 7- Praia do Secreto

Por se tratar de um acesso bem reservado, poucas pessoas conhecem. Sendo assim, garante uma experiência de mais tranquilidade e privacidade em meio a uma linda praia.

  • 8- Vale do Amor – Petrópolis

Um verdadeiro santuário ao ar livre, em meio às montanhas de Petrópolis com uma pequena queda de cachoeira que torna a experiência ainda mais meditativa ao som do barulhinho de queda d’água. Além da possibilidade de se tornar um super programa de um dia inteiro.

  • 9- Parque da Cidade, em Niterói

A distância da cidade e a altitude já propiciam uma tranquilidade nata para a prática de meditação. Assim como fazê-la seguida da própria trilha necessária para chegar ao pico do parque.

  1. 10- Paineiras

Dentro da Floresta da Tijuca em meio à uma natureza abundante, que já nos conecta naturalmente ao nosso estado de paz. Ainda pode finalizar com um banho de água doce de uma das cachoeiras locais lavando literalmente a alma.

Lembrando que os lugares públicos estarão mais tranquilos em horários bem cedinho e meio de semana.

Me siga também nas redes sociais:

Instagram: @rosaneventura

LinkedIn: Rosane Ventura  https://www.linkedin.com/in/rosaneventuraa

YouTube: O Yoga que eu Acredito

Rosane Ventura é palestrante e instrutora corporativa sobre equilíbrio da saúde mental e emocional para grandes empresas, como Vale do Rio Doce, Play9, Via Parque, Village Mall, Disney Brasil, Rio Open, entre outras. Utilizando a Yoga e técnicas de respiração e mindfulness, já ajudei milhares de pessoas a conquistarem uma vida plena.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui