Livraria Cultura do Centro fecha

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Má notícia para quem gostava de ir matar o tempo na Livraria Cultura, na Senador Dantas, Centro, de acordo com o blog do Ancelmo, a livraria, assim como o Teatro Eva Hertz, que funcionava no local, fecharam as portas hoje. Inaugurada em 2012, a Livraria Cultura passou a ser um dos grandes pontos de encontro dos amantes de livros do Rio de Janeiro.

 A forma como a Livraria dispunha as obras era muito marcante. A ideia era de se perder em meio aos livros não é um exagero se considerarmos que os livros são posicionados em estantes que formam uma espécie de labirinto. E o imóvel não era pequeno,  com quatro andares e 3.2 mil metros quadrados.

Cultura interno Livraria Cultura do Centro fecha

O local onde estava a Livraria Cultura foi o antigo Cine Vitória, que funcionava no prédio Rivoli entre 1942 e 1993. Após anos de abandono e ter sido ocupado por moradores de rua, o espaço, nos anos 2000, ganhou um novo capítulo passando por reformas até culminar na abertura da Livraria Cultura, em 2012. Veja mais sobre a história do edifício neste artigo de Felipe Lucena.

Advertisement



Sobre a Cultura, a empresa vem passando por sérios problemas financeiros, incluindo dificuldades para pagar as editoras. E essa não é a primeira loja dela no Brasil a fechar as portas. Agora é torcer para que o local não fique por muito tempo fechado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Livraria Cultura do Centro fecha
Advertisement

19 COMENTÁRIOS

  1. lamentável o fechamento da livraria. Um país sem cultura e um país sem alma.
    Enquanto outros países se preocupam com a cultura, os nossos jovens estao a merce. Teatros,cinemas,escolas fechando questiona se aonde vamos parar ? esse funeral da nossa cultura.

  2. O Rio Triste de Janeiro. O ano inteiro. O Brasil vive a cultura da descultura.
    São Paulo é paulada todo dia. Como nossa cultura agredida ferida largada cultura.
    Li. li Livros li,li Livrarias não nos abandones, Porque nós abandonamos a. Por favor livros livrarias livreiros livristas ? Não consigo me livrar. Livrar-me deste vicio de ler, Cada livraria que fecha grande ou pequena.
    Para mm é um genocídio cultural. O pior que não podemos culpar os nazistas ou maoístas.
    Não me culpe, não somos culpados. Quem é culpado então? Os livros…
    Jorgever Oliveira.

  3. Muito, muito triste, arrasado mesmo.
    Meu endereço favorito no Centro do RJ; ia até lá pelo menos dois Sábados por mês, comprava sempre livros, tenho dezenas de livros comprados na Livraria Cultura, alguns DVDS e muitas fotos. Ia várias vezes, também, ao sair do trabalho, durante a semana.
    Durante muito tempo, enviava e-mails para a Cultura, pedindo que abrissem uma filial no RJ, era um sonho realizado. ARRASADO.

  4. Muito triste.
    Sugiro à Livraria Cultural se unir a Livraria Saraiva e criar no local uma livraria diferenciada, onde não apenas haverá livros, mas também atividades com o público. O Rio de Janeiro merece manter o local .

  5. Que triste, não moro no Rio mas adoro livrarias. Fica a impressão de que este é só o começo do que virá daqui pra frente. A Cultura sempre foi mais cara que as outras, mas também menos comercial e mais cultural. Tem muitos livros que não tem nas outras. Que triste.

    • Daqui para frente? Quem destruiu o centro do Rio foi o Dudu Paes com sua parceria com cabral e lula. Com suas mirabolantes e superfaturadas obras , tipo ciclovia que cai e BRT que esfarela, o dinheiro foi para o ralo. A cidade junto. Culpar o futuro é muita falta de análise. Lembrando que o vice-prefeito do Paes era Adilson Pires do PT.

  6. Que notícia triste!! Passei muitas horas felizes na Cultura e amo aquela arquitetura que eles respeitaram e preservaram com grande cuidado. E espero de coração que o prédio não seja transformado em igreja evangélica, tal como fizeram tristemente aqui na Praça Saenz Penna.

    • Boa noite não somos moradores de rua e sim pessoas que acreditamos que todos tem direito a uma mora dia digna se quiser saber mais da nossa história só nos procurar na rua alcindo guanabara 20 e contaremos um pouco da nossa luta tenha uma ótima noite grata pela atenção

  7. Sou um frequentador da Livraria Cultura aqui de São Paulo no Conjunto Nacional. De tempos para cá o número de frequentadores diminui muito. Eles fazem promoção vendendo até pelo preço da Internet. Creio que a crise econômica e o nível lastimável da educação e cultura levou a essa situação.

  8. triste demais, era a coisa mais bela quando eu saía do trabalho e dava uma passada la e “perdia” 1,2 horas sem perceber. Que pena, o espaço é lindo! Mas na realidade eu mesmo pouco comprava la pq era sempre consideravelmente mais cara que os concorrentes

  9. Oi Quintino! Salve!
    Seguinte; a livraria é maravilhosa realmente e dentro de um cinema incrível. Foi muito legal terem respeitado a arquitetura do prédio e sempre que ia ao Centro passava lá.
    Minha percepção da coisa, além dos problemas financeiros é que a direção nada fazia para atrair clientes. Sabemos que a Senador Dantas é uma rua meio escondida e funciona mais como passagem de pessoas.
    Penso que faltou a presença de Bibliotecários para fazer um estudo dos usuários e do entorno, para criar eventos e promoções num local tão incrível.
    E finalizando, lamento sim pelo fechamento da livraria, mas não sinto pena dos donos. Com absoluta certeza estão todos ricos pois os preços por eles praticados sempre foram caros para a população.
    Um abraço e mais sucesso!
    PS. Já que pedem o site, dê uma olhadinha na página do meu projeto voluntário.

  10. Lamentável. Mas uma conseqüência do esvaziamento cultural da cidade do Rio de Janeiro. Agora só resta torcer para que o prédio não fique novamente abandonado e possa ser devolvido a população como um grande teatro ou cinema, seguindo a sua vocação original. Em São Paulo a Renault e o Santander patrocinam dois grandes teatros. Por que não fazer o mesmo no Rio? Alô VW, Fiat, GM….

  11. É muito triste saber desta notícia, isso mostra a situação do nosso país que cada vez mas, afunda em crise adicional, moral, ética, e com este quadro político atual vai piora meus sentimento.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui