Livraria Saraiva tenta vender lojas para quitação de dívidas

Atualmente, a rede dispõe de somente 4 unidades na RJ: NorteShopping, Recreio Shopping, Plaza Shopping Niterói e Shopping Nova Iguaçu

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Uma das livrarias mais tradicionais do país, a Saraiva foi bastante afetada pela crise econômica causada pela pandemia do Coronavírus e, desde agosto, encerrou as atividades de 13 unidades em vários estados.

No Rio de Janeiro, deixaram de existir as lojas dos shoppings RioSul, em Botafogo, na Zona Sul, e do Ilha Plaza, no bairro homônimo, na Zona Norte. Atualmente, a rede dispõe de somente 4 unidades na Região Metropolitana: NorteShopping, Recreio Shopping, Plaza Shopping Niterói e Shopping Nova Iguaçu.

Em setembro, a Saraiva iria sugerir aos credores (a empresa passa por um processo de recuperação judicial) a venda de até 44 lojas que restaram no Brasil para quitar as dívidas. A rede separou os estabelecimentos em 2 grupos e iria tentar leiloar um deles, ficando com as unidades remanescentes. No maior deles, o preço mínimo desejado pela Saraiva era de cerca de R$ 275 milhões. Quem comprasse os lotes poderia operar as unidades sob a marca Saraiva, levando estoques e funcionários, mas sem as dívidas.

Mas a assembleia acabou suspensa pois a empresa recebeu propostas pelo seu site oficial e está avaliando as ofertas.

Advertisement

A Saraiva conseguiu aprovar seu plano de recuperação judicial em 2019, mas suas operações acabaram prejudicadas pela pandemia. Isso obrigou a empresa a voltar às negociações com os credores na tentativa de aprovar um novo desenho que seja possível.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Livraria Saraiva tenta vender lojas para quitação de dívidas
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Venho acompanhando a situação da Saraiva a meses. Confio e acredito na recuperação dessa gigante. Por várias vezes, fazia questão de ir a uma loja adquirir livros e desfrutar do ambiente aconchegante.

  2. A gestão é tudo. Se é mal feita acaba com a empresa. Enquanto outras redes de livrarias se expandem, abrindo filiais até no exterior,a Saraiva vai para o buraco!!! A culpa NÃO é da internet nem da pandemia!!!

  3. Boa noite.

    É muito complicado, uma Empresa tão antiga estar nessa condição. Sou ex-funcionário, fique 3 anos na loja de Nova Iguaçu RJ. Desejo todo o sucesso a essa Empresa, foi aonde Deus havia aberto uma porta para mim.
    #SARAIVAFOREVER

  4. Desejo muito que as livraria Saraiva consigam se levantar novamente. O atendimento deles são os melhores e lojas aconchegantes. Há muito tempo compro na Saraiva e várias vezes deixei de comprar livros baratos na internet e sites concorrente e comprava o mesmo livro mais caro na loja física somente para ajuda-los.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui