Livro ‘Histórias do Rio de Janeiro em 45 objetos’ será lançado no Museu Histórico Nacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu Histórico Nacional

O livro “Histórias do Rio de Janeiro em 45 objetos” será lançado na próxima segunda-feira (24/06), no Museu Histórico Nacional, das 16h30 às 18h30. A obra disseca as percepções e vivências dos processos sociais da cidade testemunhados por vários objetos, sublinhando a diversidade da experiência urbana.

Os 45 objetos selecionados são agentes da história, não necessariamente por alguma excepcionalidade das peças, e sim pela busca de uma aproximação íntima com a vida urbana. Tais objetos são apresentados no livro com suas respectivas biografias tornando-se personagens cariocas através dos olhares da história, da história da arte e da museologia.

O quadro de objetos apresentados oferece um panorama abrangente da história do Rio de Janeiro, de sua fundação aos nossos dias. Ela se estende da Imagem de São Sebastião do século XVI ao fragmento do Viaduto da Perimetral, passando por registros peculiares, como as Traves da forca de Tiradentes, o Tritonicon de Anacleto de Medeiros, a Espada de Gomes Freire e até as Xícaras de café do Estado da Guanabara.

Dentre os 45 objetos preservados em 31 instituições do Rio de Janeiro, retratados e biografados neste livro por 49 autores, dois ganham destaque, importância e uma “homenagem póstuma”: o Esqueleto de baleia e o Vaso de cerâmica Tupinambá; o primeiro destruído no incêndio do Museu Nacional e o segundo ainda não localizado desde a ocasião; e refletem, por seus desaparecimentos, a necessidade da conservação do patrimônio histórico do Brasil, atribuindo mais relevância a esta obra.

Advertisement

Um dos objetos mais interessantes são colunas de mármore que faziam parte do antigo Palácio Monroe, que foi sede do Senado Federal quando a Capital era no Rio de Janeiro. As colunas foram doadas ao Museu Histórico Nacional pelo empresário Cláudio Castro, diretor da Sérgio Castro Imóveis, tradicional imobiliária carioca. Seu pai arrematou centenas de colunas de mármore de carrara feitas à mão, junto com alguns vitrais, que hoje ornam as salas de diretoria da empresa. O texto sobre as colunas foi do historiador Gustavo Reinaldo Alves do Carmo.

Paco do Ouvidor Livro 'Histórias do Rio de Janeiro em 45 objetos' será lançado no Museu Histórico Nacional
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Lançamento: História do Rio de Janeiro em 45 objetos
Data: 
24 de junho (Segunda-feira)
Horário: das 16h30 às 18h30
Local: Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro.
Livro: História do Rio de Janeiro em 45 objetos
Organização: Paulo Knauss, Isabel Lenzi e Marize Malta
Páginas: 376
Preço: R$70
Ebook: R$49

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Livro 'Histórias do Rio de Janeiro em 45 objetos' será lançado no Museu Histórico Nacional
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Livro 'Histórias do Rio de Janeiro em 45 objetos' será lançado no Museu Histórico Nacional
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui