Livro ‘Os Guardiões da Alma Carioca’ será lançado nesta quinta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A obra, escrita por Aydano André Motta, com fotos de Paulo Marcos de Mendonça Lima e design de Télio Navega, será lançada nesta quinta-feira, 17/01, na Casa Porto. O livro conta a história dos personagens do Rio de Janeiro que se dedicam à causa de um lugar melhor para viver. A edição é uma parceria das editoras Parideira Cultural e Portunhol.

Os personagens espalham-se por todos os bairros, em vários formatos, estilos, propostas. Suas trajetórias desfilam por 176 páginas de um livro ilustrado. A obra ainda traz homenagem a uma guardiã inesquecível – Marielle Franco.

A Casa Porto fica no Largo São Francisco da Prainha, 4.

Pao-do-OuvidorCada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio.
Passa no Paço.

Advertisement

Os personagens:

Tia Maria do Jongo. Mantém o Jongo da Serrinha, manifestação que preserva as características do tempo dos escravos. Aos 98 anos, lidera o grupo em shows pelo Brasil e comanda a Casa do Jongo, no pé do Morro da Serrinha.

Alfredinho do Bip-Bip. Dono do bar ícone de Copacabana, na Rua Almirante Gonçalves, mantém o lugarsem funcionários – quemquiser cerveja, deve pegar e deixar o dinheiro numa pequena caixa. Assumidamente de esquerda, Alfredinho defende a boemia e pratica a fraternidade no seu próprio negócio.

Ivan Sant’Ana. Neurocirurgião e chefe da emergência do Miguel Couto. Caso raro de médico negro e de origem pobre no Brasil. Zela pela saúde pública e gratuita, envolve-se com os pacientes e chora junto nas tragédias.

Silvério Silva. Engenheiro aposentado, dedica 4 horas de seu dia para ensinar matemática gratuitamente em praças de Botafogo e do Aterro do Flamengo. Começou sozinho, mas ganhou a companhia de outros professores, chegando a mais de 100 alunos. “Se todo mundo passar o que sabe para alguém que precisa, a violência acaba”, defende ele.

Marquinhos de Oswaldo Cruz. Criador da Feira das Yabás e do Trem do Samba, transformou-se num defensor do samba e da cultura popular. Cria da Portela, preservaa memória dos mais antigos e das escolas de samba.

Eliana Sousa Silva. Educadora e ativista que criou e mantém a ONG Redes da Maré, no complexo de favelas onde cresceu, após chegar, com 7 anos, do sertão da Paraíba, onde nasceu. Constrói parcerias em nome do desenvolvimento sustentável da população de lá. A instituição hoje mantém mais de 20 projetos.

Luiz Antonio Simas. Um dos mais importantes intelectuais cariocas da atualidade, colhe seu saber nos bares e terreiros. Ocupa-se de escolas de samba, do povo de rua, dos botequins e do axé. Babalaô da religião ifá, é professor de história e tem uma legião de fãs que não para de crescer.

Tião Santos. Presidente da Cooperativa dos Catadores de Jardim Gramacho, ganhou fama planetária no documentário “Lixo Extraordinário”, de Vik Muniz. Tem os rejeitos como uma espécie de religião e tira deles o sustento de sua família. Luta pelo ressarcimento aos catadores após o fechamento do lixão de Jardim Gramacho.

Maria Eduarda Aguiar. Primeira advogada transexual a usar o nome social na carteira da OAB, trabalha contra a intolerância aos LGTBI+. Lutou em processos como o dos transexuais nas Forças Armadas.

Regina Tchelly. Criadora do projeto gastronômico Favela Orgânica, no Morro da Babilônia, iniciativa que reaproveita alimentos descartados em receitas deliciosas. Usando mão de obra local, Regina tornou-se empresária social ejá levou o projeto a alguns países da Europa.

Jessé Andarilho. Escritor e ativista cultural, vive na Favela de Antares, em Santa Cruz, que serve de cenário para seus romances. Escreveu os livros num celular, nas viagens de trem do extremo da Zona Oeste ao Centro carioca. Mantém o movimento Marginow, que revela novos artistas e promove saraus de poesia em diversos lugares, no Rio e fora dele.

Otavio Livreiro. Filho de um pedreiro e uma empregada doméstica, apaixonou-se desde cedo pelos livros. Hoje mantém biblioteca na Grota, Complexo do Alemão, e o passeio literário, onde, com uma mala de livros e um tapete vermelho, reúne crianças para contar histórias.

Pastor Henrique Vieira. Professor de história, evangélico, negro e progressista, denuncia os “coronéis da fé”. Defende o estado laico, a luta contra o racismo, a intolerância religiosa, o patriarcado e o machismo. Luta também pelos direitos dos LGBT+.

Marcela da Matta. Produtora de novos talentos no funk e no rap, mantém intensa atividade comunitária em Fazenda Botafogo, na Zona Norte. Lésbica, integra as fileiras da luta LGBT+ e contra a gordofobia.

Necessários Guardiões da Alma Carioca
EditorasParideira Cultural e Portunhol
Concepção: Sylas Andrade
Entrevistas e textos: Aydano André Motta
Fotos: Paulo Marcos de Mendonça Lima
Design: Télio Navega
178 páginas. R$ 70

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Livro 'Os Guardiões da Alma Carioca' será lançado nesta quinta
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Livro 'Os Guardiões da Alma Carioca' será lançado nesta quinta
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui