Há exatamente 3 semanas, mais precisamente no dia 13/03, ainda sem a situação de pandemia de Coronavírus alastrada na cidade e sem o período de quarentena ter começado, aconteceu na Livraria da Travessa do Centro do Rio, localizada na Rua Sete de Setembro, o lançamento oficial do livro “O Desmonte das Políticas Públicas e a Situação da Juventude”.
Organizado pela assistente social Elizabeth Souza de Oliveira e lançado pela Paco Editorial, o livro relata, com auxílio fundamental de profissionais que atuam em áreas impactadas pelas políticas públicas, temas relacionados à juventude, como: os vários tipos de violência; a falta de acesso aos direitos básicos; a criminalização de vidas vulneráveis; racismo; entre outros.
Uma das profissionais que contribuiu para a narrativa é Pâmella Sant’Ana, que atua no CREAS Stella Maris, na Ilha do Governador. Ela falou sobre a atuação do psicólogo – sua profissão – junto à juventude na política de assistência social.
“Tendo em vista a atual conjuntura política que nosso país vem enfrentando, de desmonte e enfraquecimento das potencialidades do povo mais vulnerável, abordar sobre a fragilidade dos nossos jovens é um desafio. Nossos principais objetivos foram provocar, refletir, sistematizar e convidar os leitores a mergulhar nessa luta diária pela garantia dos direitos da juventude brasileira. E também, nos fortalecer e demonstrar para o leitor que não estamos sozinhos nesta árdua caminhada”, disse Pâmella.
A organizadora do Livro, Elizabeth, que atua na Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, enfatizou a importância da coletânea como instrumento de “oposição” em tempos de discursos de ódio e fake news, além de sugeri-lo como opção de leitura e conhecimento em meio à pandemia que estamos vivendo, que nos permite ter um maior tempo livre.
“Quando pensei em organizar uma coletânea sobre políticas públicas e juventude, o sentimento era de oportunizar a apresentação de diferentes reflexões elaboradas por profissionais que atuam no campo social e que vêm construindo diferentes intervenções em meio a tantas adversidades. Numa conjuntura sócio-política na qual discursos de ódio, fake news, combate ao conhecimento científico e tentativas de censuras se apresentam como instrumentos de opressão, manobras políticas e aprofundamento da desigualdade social, acredito que esta coletânea é um respiro na possibilidade de apresentarmos criticidade e caminhos para pensarmos as diferentes políticas sociais em torno da juventude. Assim, se pudermos dizer que o isolamento social numa pandemia pode ter algum aspecto positivo, seria a aquisição desta coletânea como uma boa leitura para nos fortalecermos como trabalhadores na construções de outros caminhos numa realidade social tão dura”, disse ela.
“O Desmonte das Políticas Públicas e a Situação da Juventude” está à venda na Livraria da Travessa (lojas físicas e on-line) e no site da Paco Editorial.