Livro reúne histórias de imigrantes que desembarcaram no Rio de Janeiro

"Uma Casa No Mundo" conta histórias de pessoas que cruzaram continentes e oceanos em direção ao Brasil e encontraram no Rio de Janeiro um novo lar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Estes imigrantes judeus trouxeram suas malas repletas de lembranças, costumes e expectativas de encontrar segurança, trabalho e um bom lugar para viver e criar seus filhos. Escrito por Daniela Chindler com a consultoria da antropóloga Juliana Portenoy, os contos relembram os desafios da chegada ao Brasil dessas famílias vindas de diversos países, como Rússia, Alemanha, China, Líbano, Marrocos e Polônia.

Sou bisneta de um pianista russo, neta de uma avó que veio de Jerusalém e carrega o sobrenome de um bisavô que morava na Romênia. Pensando nesses passados que fazem parte da gente, tive vontade de refazer o trajeto dos imigrantes. Ao contar uma história, estamos abrindo uma janela para que muitas outras sejam buscadas, diz uma das autoras do livro, Daniela Chindler.

Os leitores encontrarão histórias como a de Ricardo Szpilman, que, inspirado na música tocada por seu bisavô polônes, fundou um bloco de Carnaval na Praça Onze. Histórias de personagens tão cariocas como David Azulay, descendente de judeus marroquinos, inventor do famoso biquíni de lacinho que virou moda nas areias da praia de Ipanema nos anos 1980. Ou a história de Leona Forman, descendente de judeus russos, que nasceu na China, e recebeu o título de Carioca Honorária pelas realizações da BrazilFoundation, entidade criada por ela em prol de um Brasil mais justo.

Alguns desses personagens são conhecidos na cena carioca. Como a campeã de saltos ornamentais e natação, Nora Rónai, mãe da musicista Laura Rónai e da jornalista Cora Rónai. Nora, aos 96 anos, relembra passagens da sua vida no conto “Vencendo por braçadas”. Aos 17 anos, Nora chega ao Brasil com o pai, a mãe e o irmão. Fugindo do fascismo italiano, os quatro embarcam no porão de um navio, rumo ao Rio de Janeiro, com o dinheiro contado para apenas uma semana. Quando as últimas economias estão terminando, a jovem Nora sai de porta em porta vendendo cremes e, assim, a família junta dinheiro para seguir em frente.

Advertisement

São relatos de pessoas como nós, reais, comuns – comuns porque pertencem a este todo que chamamos de “nós”. As mulheres, os homens, os jovens e as crianças deste livro são “diferentes e iguais” a tantos outros brasileiros, descendentes de indígenas, europeus, africanos e orientais. Tantos de nós também somos filhos e filhas, netos e netas de homens e mulheres que deixaram sua terra natal para tentar a sorte nas “cidades grandes”.

E qual é a história da humanidade, senão uma sucessão de deslocamentos, viagens, adaptações e descobertas? Conhecer essas trajetórias, imaginar como foi a vida de cada uma dessas famílias e nos colocar em seu lugar, nos ensina que o outro não é um estranho; ele é apenas uma parte nossa que ainda não conhecemos.

Uma Casa no Mundo
Autoras: Daniela Chindler e Juliana Portenoy
Pesquisa: Daniela Chindler, Juliana Portenoy e Vinicius Zavalis.
Ilustração: Lula Palmones
Editora: Sapoti Projetos Culturais
76 páginas
Livraria da Travessa e eBook na Amazon

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Livro reúne histórias de imigrantes que desembarcaram no Rio de Janeiro
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui