Livro “Rio – Casas & Prédios Antigos” terá segunda edição

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Petit Palais, filial da Sergio Castro em Laranjeiras
Casa Laranjeiras Livro “Rio - Casas & Prédios Antigos” terá segunda edição
Casa de Laranjeiras, capa do livro de Bokor

Após o sucesso da primeira publicação, o escritor Rafael Bokor decidiu preparar o livro dois da série “Rio – Casas & Prédios Antigos”. A obra pode ser adquirida através de um financiamento coletivo no site. As formas para colaborar na realização e obter o livro são muitas e variam de R$ 30,00 (livro mais agradecimentos nas redes sociais) até R$ 20,000 – direito a 30 exemplares e divulgação de logo por um ano no site Rio Casas & Prédios Antigos. A campanha para ajudar a custear e receber o trabalho finalizado começou na última segunda-feira e vai até outubro deste ano.

O livro é composto por histórias e imagens de prédios antigos localizados na cidade do Rio de Janeiro.

Rafael conta que a motivação para essa segunda edição teve muita influencia externa: “Desde a criação da página ‘Rio Casas & Prédios Antigos’, as pessoas me pediam para transformar a iniciativa em livro. Fiz o primeiro passaram a pedir outro. Como a página tem um fluxo constante de material, decidi fazer o livro dois”, afirma Rafael.

O projeto “Rio – Casas & Prédios Antigos” foi iniciado na internet há quatro anos. No Facebook, a página tem quase 20 mil curtidas. Depois da ideia de Rafael, diversas outros sites similares surgiram em todo o Brasil.

Advertisement

As fotos do livro dois da série “Rio – Casas & Prédios Antigos” tem fotografias de Guilherme Tarabini e gravuras de Durval Amorim, da página “No Rio de Bike”. A foto de capa é da Casa de Laranjeiras, nova filial na Zona Sul da Sergio Castro Imóveis, tradicional imobiliária que patrocinou a primeira obra de Rafael Bokor e volta a patrocinar a nova edição. A Casa de 1920 foi restaurada pela imobiliária com a consultoria de Marcio Roiter, do Instituto Art Déco Brasil

Cada prédio citado no livro terá, em média, de 10 páginas, entre textos, fotos e gravuras. Serão cerca de 30 imóveis destacados na obra.

Os prédios que estão na página e nos livros são, quase sempre, residenciais. Por isso, o interior deles só é visto por quem mora neles. Muitas vezes, a parte de dentro dessas construções históricas é mais bonita que a de fora. O livro vai mostrar detalhes que normalmente não vemos, pois só passamos pelo lado de fora”, aponta Rafael Bokor.

Através do trabalho realizado na página e nos livros, Rafael promove passeios, justamente para mostrar essas belezas internas, guardadas no interior dos prédios.

São verdadeiros pontos turísticos escondidos. Os elevadores, os halls, escadas, muitas dessas construções têm detalhes fantásticos em sua arquitetura interna”, afirma o autor.

Em 2015, o Diário do Rio publicou matérias sobre o financiamento e o lançamento do primeiro livro da série.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Livro “Rio - Casas & Prédios Antigos” terá segunda edição
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui