Livro sobre a história da preservação e conservação de acervos de livros e documentos será lançado, nesta segunda, na Biblioteca Nacional

Obra é resultado da tese de doutoramento defendida por Thais Helena de Almeida na UNIRIO, em 2019

“Conservadores, restauradores e cientistas na preservação do acervo da Biblioteca Nacional – de 1880 a 1890”, livro de Thais Helena de Almeida, sobre o papel desempenhado por esses profissionais na preservação do acervo bibliográfico e documental da Biblioteca Nacional, será lançado na Fundação Biblioteca Nacional (FBN), às 15h, desta segunda-feira (13). O livro é resultado da tese de doutoramento defendida pela autora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em 2019. O estudo foi desenvolvido a partir da memória e do patrimônio cultural.

O evento será realizado no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio, com transmissão simultânea pelo YouTube da FBN (@FundacaoBibliotecaNacional). A obra foi lançada em 2021 em formato digital, mas ganha agora versão impressa, que pode ser comprada na Loja do Livro da BN por R$ 40.

“Este livro é originário de minha tese de doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO. Entretanto, sua história se inicia bem antes, em 2006, quando comecei a trabalhar no Laboratório de Restauração da Fundação Biblioteca Nacional. Meu contato diário com o acervo me possibilitou refletir sobre quem seriam os profissionais que me antecederam, suas influências no campo da conservação e restauração e as intervenções por eles realizadas”, explicou Thais Helena de Almeida, destacando que o recorte temporal da sua pesquisa tem como proposta a instalação de um novo Laboratório de Restauração.

Ao construir o seu objeto de estudo, a pesquisadora procurou reconstituir a memória sobre as atividades de conservadores, restauradores e cientistas por meio da relatos e documentos de arquivos institucionais e particulares, que permitiram a Thais Helena verificar como as ações e as transformações de perspectiva sobre a preservação do acervo, nos séculos XIX e XX, foram impactadas pelo cenário preservacionista internacional.

Sobre a autora

Thais Helena de Almeida é Conservadora-Restauradora da Fundação Biblioteca Nacional, especializada em Conservação de Bens Móveis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Identidade e Cultura pela Universidade Federal de Viçosa (MG), e doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A pesquisadora integra o grupo de pesquisa Patrimônio Bibliográfico e Documental, coordenado pelo prof. Dr. Fabiano Cataldo (UFBA).

site Livro sobre a história da preservação e conservação de acervos de livros e documentos será lançado, nesta segunda, na Biblioteca Nacional
Advertisement
irmandade lapa dos mercadores Livro sobre a história da preservação e conservação de acervos de livros e documentos será lançado, nesta segunda, na Biblioteca Nacional
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui