Livro sobre trajetória de Ana Botafogo será lançado nesta quarta-feira

Obra escrita pelo pai da bailarina narra trajetória da filha nos palcos, intercalando recordações e registros da imprensa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (01/09), será lançado, numa tarde de autógrafos numa área aberta do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o livro “Ana Botafogo: palco e vida”, reunindo um rico material sobre a trajetória de um dos principais nomes do balé brasileiro. A obra é escrita pelo pai da bailarina, o médico cirurgião Ernani Ernesto Fonseca, testemunha ocular de toda a dedicação de Ana ao balé.

Baseada em recordações, registros da imprensa e numa minuciosa pesquisa do autor, que levou cerca de 15 anos, a publicação reconstrói momentos marcantes da vida pessoal e profissional da primeira bailarina, como o protagonismo em espetáculos clássicos, como “O lago dos cisnes”, “Giselle”, “Coppélia” e “O quebra-nozes”, entre muitos outros. A vivência de quatro décadas no Theatro, que Ana celebra este ano, está impressa em nada menos do que 908 páginas.

Neste livro, proponho contar a história que ainda não foi contada e que, presumivelmente, jamais seria, pois, em grande parte, pertence ao acervo exclusivo de minhas recordações e de minha vivência. O que sei, o que vi, o que senti e o que muitas vezes deduzi da vida particular e artística de minha filha, durante os anos em que eu e sua mãe a acompanhamos quase dia a dia”, conta o pai-autor, no prefácio.

Nascida de uma parceria com o Instituto Bees of Love, a obra terá parte da venda destinada à reforma da Maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto.

Advertisement

Minha família sempre me apoiou muito na carreira. Meu pai é um entusiasta, e fez uma pesquisa enorme sobre tudo o que fiz. Não buscou informações só sobre mim, mas sobre tudo o que aconteceu de mais importante na dança no Rio, no Brasil e no Theatro Municipal. O livro tem cada gota do meu suor, e o apoio do Bees of Love foi fundamental para viabilizá-lo. As ações do Instituto são muito bonitas e relevantes, e têm tudo a ver com um propósito meu de carreira, que é de levar cultura a quem não teria acesso a ela”, diz Ana, que contou mais detalhes sobre o livro em uma entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO RIO, que você pode conferir abaixo:

A profissão de Ernani, médico, influenciou na escolha do projeto que será beneficiado pela venda do livro. O Instituto Bees of Love, que atua em várias frentes sociais, optou por destinar o recurso para reformar uma das mais importantes maternidades do Rio de Janeiro, que atende cerca de 200 mulheres por mês, moradoras de comunidades como Rocinha, Vidigal e Rio das Pedras, e precisa modernizar as instalações. 

Ana é uma grande parceira do Bees of Love, por ter o mesmo desejo que nós de mudar a realidade de quem mais precisa. Reformando a Maternidade do Miguel Couto, podemos propiciar dignidade, conforto e cidadania a milhares de mulheres no momento mais bonito de suas vidas”, diz Georgia Buffara, fundadora e presidente do Bees of Love.

O Instituto já tem uma história de parceria com Ana Botafogo. Uma das ações que fizeram juntos foi uma gala solidária no Theatro Municipal, em dezembro de 2019, a fim de levantar recursos para a reforma da cortina da boca de cena do palco. 

Serviço: 
Lançamento do livro “Ana Botafogo: palco e vida”
Dia 1º de setembro
Horário: 16h
Local: Salão Assyrio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro 
Praça Floriano s/número – Cinelândia
Entrada pela Avenida 13 de maio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Livro sobre trajetória de Ana Botafogo será lançado nesta quarta-feira
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Livro sobre trajetória de Ana Botafogo será lançado nesta quarta-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui