Lixão clandestino é fechado em Jacarepaguá nesta terça-feira

Ao todo, 20 toneladas de resíduos de construção civil foram encontrados no local

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Prefeitura do Rio

A Secretaria de Meio Ambiente em ação conjunta com a Subprefeitura de Jacarepaguá, Polícia Militar, Comlurb e CET-Rio, fechou nesta terça-feira (23/03) um lixão clandestino em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. Ao todo, foi encontrado no local 20 toneladas de resíduos de construção civil.

Em frente à Vila Olímpica de Mato Alto, na Praça Seca, o despejo irregular de entulho estava causando enchentes, perda de infraestrutura de drenagem por entupimento de galerias e assoreamento de canais na região. Além disso, o depósito irregular de lixo também acaba aumentando a poluição os custos da administração pública para fazer a retirada.

Os resíduos retirados são compostos por diferentes tipos de materiais gerados em reformas, reparos e demolições de obras, assim como entulho de escavação de terrenos. Policiais civis da 28ª DP (Praça Seca), que apoiaram a operação, conduziram à delegacia duas pessoas suspeitas de praticarem crime ambiental.

Eduardo Cavaliere, secretário de Meio Ambiente afirmou que “Este descarte ilegal de resíduos causa grandes danos ao Meio Ambiente e, portanto, não será tolerado”.

Advertisement

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a estimativa é de que sejam geradas diariamente, aproximadamente, 2,7 mil toneladas de resíduos de construção civil na cidade do Rio. Destas, 1,5 mil tonelada não recebe a destinação ambientalmente adequada, uma vez que carroceiros e empresas não credenciados destinam irregularmente, descartando, muitas vezes, em vazadouros clandestinos ou, até mesmo, em vias públicas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lixão clandestino é fechado em Jacarepaguá nesta terça-feira
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui