Lixão desativado em São Gonçalo despeja chorume na Baía de Guanabara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma Representação, feita pelo Movimento Baía Viva, junto à Procuradoria Geral da República e ao Ministério Público Estadual, solicita providências emergenciais para impedir o vazamento ilegal de um grande volume de Chorume não tratado pelo Lixão de Itaóca, localizado no município de São Gonçalo. Apesar de declarado desativado pelos órgãos ambientais estaduais, o local vem contaminando e poluindo o lençol freático, extensa área de manguezal, corpos hídricos (rios e canais) e prejudicando a pesca artesanal e a saúde da população do seu entorno.

No Lixão de Itaóca, gerido pela empresa FOXX HAZTEC S/A, é despejado um volume de 364.000 litros de chorume por dia. Por mês são 10.920.000 litros, o que em um ano chega a 131.040.000 litros.

No entorno do lixão vivem em barracos de madeira, sem saneamento básico, famílias de ex-catadores de materiais reciclados que trabalham neste lixão. Desde 7 de janeiro de 2017, está vencida a Licença Ambiental de Recuperação (LAR) IN022145 que determinava a recuperação ambiental (remediação) da área do vazadouro que é um dos maiores passivos ambientais do estado.

image 4 Lixão desativado em São Gonçalo despeja chorume na Baía de Guanabara
Lagoas de contenção de chorume instaladas do vazadouro encerrado de Itaoca. Há poucos metros do Rio Salgueiro. Foto: Software Google Earth

“A origem da atual CRISE DO CHORUME NÃO TRATADO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, deu-se em função da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), ou Rio+20, onde de forma irresponsável e ilegal os órgãos estaduais de meio ambiente (Secretaria Estadual do Ambiente-SEA, Comissão Estadual de Controle Ambiental-CECA e o Instituto Estadual do Ambiente-INEA), sob o falacioso argumento de que o Estado do Rio de Janeiro seria a 1ª. unidade federativa do país a cumprir a Lei Federal no. 12305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), adotaram uma estratégia midiática de licenciar às pressas – ao arrepio das leis, e sem levar em conta as melhores técnicas existentes e as tecnologias mais seguras disponíveis – um conjunto de aterros sanitários de grande porte em diversas bacias hidrográficas e municípios, sem previamente exigir das prefeituras e concessionárias privadas a apresentação de um Cronograma de implantação das obrigatórias Estações de Tratamento de Chorume”, afirma Sérgio Ricardo Verde, ecologista e membro-fundador do Baía Viva.

Advertisement

Na Representação, o Baía Viva solicita a criação de um Grupo de Trabalho no âmbito da PGR e do MPE com participação das diversas Promotorias de Meio Ambiente para através de uma força tarefa atuar de forma articulada e coordenada visando o cumprimento da legislação ambiental e exigir a descontaminação (remediação ambiental) destes passivos ambientais.

image 1 1 Lixão desativado em São Gonçalo despeja chorume na Baía de Guanabara
O Lixão visto de cima

Segundo Sérgio Ricardo, a denúncia também objetiva impedir que o chorume continue sendo tratado de forma inadequada em Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs): “A crise é tão grande que um volume expressivo de chorume não tratado oriundo de aterros sanitários e lixões que um percentual deste volume tem sido encaminhado para co-tratamento (ou diluição) em Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), operadas pelos Serviços Autônomos Municipais de Água e Esgotos (SMAE), Companhia Estadual de Água e Esgotos (CEDAE) e Concessionárias dos Serviços Públicos de Saneamento para sua diluição nas massas de esgoto, o que é considerado inadequado do ponto de vista técnico, social, ambiental e de saúde pública. Estas ETEs foram projetadas para tratar esgotos sanitários e não chorume.”

A investigação a cargo da PGR e do MPE, também deverá apurar as fortes evidências de fraude e irregularidades na elaboração dos obrigatórios Estudos de Viabilidade Técnica Econômica (EVETEs), previsto no contrato de concessão firmado entre a Prefeitura de São Gonçalo e a concessionária privada FOXX HAZTEC S/A, tanto do Lixão de Itaóca, como do CTR Alcântara (aterro sanitário) que, segundo a denúncia, não dimensionaram adequadamente o custo financeiro do tratamento de chorume, assim como há falta de transparência e publicidade em relação à previsão de recursos financeiros necessários para promover o descomissionamento e remediação do passivo ambiental deste vazadouro, o que requer ações de: descontaminação do solo e dos recursos hídricos e do lençol freático (águas subterrâneas), programa de monitoramento ambiental por cerca de 20 anos, eventuais indenizações financeiras a moradores vizinhos do lixão, catadores de materiais recicláveis que trabalharam por décadas no local e dos pescadores artesanais impactados pela poluição gerada pelo lixão situado inadequadamente, por décadas, às margens da Baía de Guanabara.

Sérgio Ricardo afirma, ainda, que: “Estamos diante de um Crime Ambiental: por isso, é necessário a realização de uma Perícia financeira independente tanto do EVETE do Lixão de Itaóca, como do CTR Alcântara, para evitar (prevenir) que a não aplicação de recursos nestes empreendimentos possam vir a gerar dano ambiental irreversível, uma vez que a engenharia financeira destes empreendimentos, não asseguram ou não garantem a efetiva sustentabilidade financeira do contrato de concessão assinado pela Prefeitura de São Gonçalo e a concessionária privada responsável pela desativação do Lixão de Itaóca e operação do CTR Alcântara, o que poderá provocar em curto a médio prazos sua insolvência como, aliás, já vem ocorrendo pelos mesmos motivos no caso do município do Rio de Janeiro, onde a concessionária que opera o CTR Santa Rosa tem ameaçado paralisar os serviços prestados com a alegação da existência de uma dívida financeira total acumulada em cerca de R$ 80 milhões! No caso do lixo carioca, a paralisação do serviço de tratamento de chorume pelo CTR Santa Rosa ameaça contaminar o Aquífero Piranema”.

De acordo com relatório técnico produzido pelo Baía Viva, a Baía de Guanabara vêm recebendo um volume estimado de 1 bilhão de litros de chorume não tratado por ano que tem sido despejado impunemente nos corpos hídricos e manguezais: ou seja, a Baía recebe cerca de 3 milhões de litros de chorume por dia. Há ainda um grande volume de chorume estocado em lagoas ou tanques de estabilização na área dos lixões “desativados” e/ou em aterros sanitários situados na Região Metropolitana fluminense, cujo volume total de chorume é de cerca de 500 milhões de litros de chorume sem tratamento (ou seja: 500 mil metros cúbicos), que nos períodos de chuva tem vazado diretamente para as águas da baía e manguezais prejudicando a pesca artesanal, a balneabilidade das praias e provocando doenças nos pescadores e nas populações locais.

Apenas os aterros sanitários em operação na Região Metropolitana do Rio de Janeiro geram cerca de 3.000 m3/dia de chorume. Contando os vazadouros e aterros controlados temos outros 3.000 m3 diários de chorume sendo drenados, em especial, para a Baía de Guanabara. Portanto, somente a Região Metropolitana no entorno da Baía de Guanabara produz aproximadamente 6.000 m3 diários de chorume. Já a geração de chorume diária no Estado do Rio de Janeiro, contando com outros aterros e lixões, pode chegar perto dos 8 mil m3/dia, ou seja 8 milhões de litros por dia.

Sobre o caso de São Gonçalo, a Foxx Haztec “esclarece que não há registros de vazamento de chorume no antigo lixão de Itaoca desde o encerramento de suas operações, em 2012. As licenças permanecem válidas nos termos da Resolução CONAMA nº 237, de 19 de dezembro de 1997, e a companhia mantém sua atuação no local conforme atividades previstas na licença. Atuação esta limitada pela forte presença  e impactos decorrentes das facções criminosas na região. Cabe destacar, no entanto, que há lixões clandestinos que se formaram desde 2013 e vêm crescendo no entorno do antigo lixão de Itaoca – situação já denunciada pela companhia e de conhecimento das autoridades competentes. Esses lixões recebem diariamente resíduos de forma irregular, certamente sem a adequada coleta e tratamento do chorume extravasado para os corpos hídricos do entorno”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lixão desativado em São Gonçalo despeja chorume na Baía de Guanabara
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui