Lojistas cariocas projetam aumento de 4% nas vendas de Natal

Pesquisa revela otimismo moderado, com destaque para o uso de mídias digitais e promoções

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem criada por Inteligência Artificial

Os lojistas do Rio de Janeiro estão otimistas com as vendas de Natal em 2024. Uma pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio) apontou que 85% dos 350 lojistas entrevistados esperam um aumento nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. A projeção média é de um crescimento de 4%, com cerca de 60% dos entrevistados acreditando que as vendas podem superar essa marca, chegando a 5%.

“Nossas informações revelaram-se promissoras na medida em que a maioria dos pesquisados estimou aumento de vendas diante do resultado natalino de 2023. Isso é bom diante de um cenário desafiador para o lojista, que vem enfrentando várias barreiras como desordem urbana, aumento de impostos e camelotagem,” afirmou Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio.

Estratégias para atrair consumidores

Para estimular as vendas, os lojistas estão apostando em:

  • Promoções e descontos atrativos
  • Planos de pagamento facilitados
  • Maior uso de redes sociais e mídias eletrônicas

Todos os entrevistados reconheceram o papel crucial das ferramentas digitais para conquistar e fidelizar clientes, especialmente neste período de grande concorrência.

Os segmentos com maior expectativa de vendas incluem:

  • Roupas e calçados
  • Brinquedos
  • Bolsas e acessórios
  • Celulares
  • Perfumaria/beleza e bijuterias

Estoques ajustados ao consumo esperado

Um dado relevante da pesquisa foi a adequação dos estoques. Cerca de 90% dos lojistas afirmaram que o volume de mercadorias estocadas está alinhado com a expectativa de vendas, indicando melhor planejamento em relação ao ano passado.

Cenário de otimismo moderado

Apesar do otimismo, menos de 8% dos lojistas mantêm uma perspectiva pessimista, prevendo um desempenho inferior ao de 2023. No entanto, a maioria acredita que o mercado está ditando um cenário mais organizado e dinâmico, incentivando os lojistas a oferecerem uma experiência de compra melhor para fidelizar consumidores.

“Neste contexto, os lojistas vão se organizando para entregar ao consumidor a melhor experiência de compra, objetivando fidelizá-lo e rentabilizar o negócio,” concluiu Aldo Gonçalves.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lojistas cariocas projetam aumento de 4% nas vendas de Natal

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui