Lojistas esperam aumento de 7% nas vendas no natal

A estimativa é de uma pesquisa realizada pelo CDLRio e pelo SindilojasRio, que ouviu 500 lojistas da Cidade do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Movimentação no comércio popular da Saara, no Centro do Rio (Foto: Dikran Junior)

A poucos dias para o Natal – a maior data comemorativa para o comércio, responsável por cerca de um terço do faturamento anual do setor -, os lojistas cariocas estimam um aumento de 7 % nas vendas. É o que mostra a pesquisa do CDLRio e do SindilojasRio, que ouviu 500 lojistas da Cidade do Rio de Janeiro para conhecer a expectativa para o período.

De acordo com a pesquisa, para estimular os consumidores, os comerciantes estão fazendo promoções, descontos, planos de pagamentos facilitados, kits promocionais, brindes, sorteios, lançaram novos produtos e aumentaram a variedade de mercadorias. Eles acreditam que os presentes mais vendidos no Natal serão roupas, calçados, brinquedos, bolsas e acessórios, celulares, perfumaria/beleza e bijuterias.

Para 60% dos lojistas entrevistados o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de R$ 150,00 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento, seguido do cheque pré-datado, cartão à vista, dinheiro e a prazo. Para aumentar as vendas 60% dos entrevistados disseram que pretendem abrir as lojas aos domingos perto do Natal e estender o horário de atendimento. Para isso 68% dos lojistas de rua pretendem aumentar a segurança com equipes de apoio e melhorar o monitoramento com câmeras.

De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, o moderado otimismo dos lojistas com o Natal é reflexo do fraco desempenho das vendas em todas as datas comemorativas que o antecederam, que não atingiram a expectativa de crescimento estimada pelo comércio.

Advertisement

“Na verdade, dificuldade econômica está inibindo o consumidor. E quando a economia não vai bem afeta o clima de otimismo e inviabiliza as compras, pois é o ambiente econômico quem dita o comportamento do consumidor. Apesar da nossa expectativa de crescimento das vendas no Natal não podemos esquecer que pesquisa recente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC mostra que após quatro meses consecutivos de alta e estabilidade em outubro, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou retração de cerca de 1% em novembro,” diz Aldo Gonçalves.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lojistas esperam aumento de 7% nas vendas no natal
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui