Foto: Rodrigo Quadros

E olha quem apareceu no Parque Natural Municipal Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes: uma lontra. É uma espécie nativa da região, mas que não aparecia por lá há anos. É um animal ameaçado, mamífero da família Mustelidae, o nome científico é Lontra Longicaudis.

São de hábitos solitários e foi fotografada pelo Rodrigo Quadros, que é fotógrafo e observador de aves. O flagrante foi bem cedo, quando o animal circula mais. Ela fica praticamente escondida em tocas durante o dia.

Aqui no Rio a espécie já foi observada na Lagoa de Marapendi e Grumari. Foi vista há muitos anos no Chico Mendes e agora mais recentemente.

Diante do aumento da população e dos distúrbios causados pelo homem, ela procura circular mais à noite ou bem cedo.

“Nos depararmos com espécie em extinção como essa lontra é a certeza que estamos no caminho certo, preservando é cuidando das nossas unidades de conservação. A preservação e o respeito ao meio ambiente precisa entrar na nossa rotina. Só assim garantiremos o futuro saudável das próximas gerações”, disse o Secretario de Meio Ambiente Municipal, Marcelo Queiroz

Recreio é com a gente – Block Imóveis – #VemProRecreio

A poluição dos corpos d’água reduz muito o número de exemplares. A alimentação é basicamente de peixes.

Foi publicado em 2010 um Plano de Ação pelo ICMBio para a conservação da espécie, tendo como objetivo conservar a espécie em suas áreas naturais. Desta maneira as Unidades de Conservação Municipais proporcionam a estes animais condições de proteção.

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui