A icônica loja da grife francesa Louis Vuitton na Rua Garcia D’Ávila, em Ipanema, encerrou suas atividades no último sábado (28/12). Inaugurada em 2003, a unidade marcou presença no bairro por 25 anos, sucedendo uma loja menor no lado oposto da rua, aberta em 1994. O fechamento repentino surpreendeu muitos cariocas, que se depararam com o prédio coberto por tapumes.
Um funcionário do Grupo LVMH (dono da marca), que preferiu não se identificar, afirmou que o fechamento faz parte de um “reposicionamento da marca” em escala global. No Rio de Janeiro, a estratégia visa fortalecer a loja do Village Mall, na Barra da Tijuca. Dos cinco funcionários da unidade de Ipanema, três serão transferidos para o shopping, um será realocado para São Paulo e o último ainda tem seu destino indefinido.
Historicamente ligado a artefatos de couro, bagagens e artigos de viagem, hoje a Vuitton comercializa de objetos de casa a óculos, roupas masculinas e femininas e até mesmo relógios, passando por mesas de sinuca e até pebolim (totó) com o famoso monograma criado no século XIX.
O Grupo LVMH é também dono do Copacabana Palace Hotel, através de sua rede hoteleira Belmond.
As informações são de Lu Lacerda.