Luciano C. Pires – Tragédia em Petrópolis: ‘Onde está Deus?’

Em situações como o drama por que passa a Cidade Imperial, com centenas de mortos, desabrigados e familiares devastados pelo luto repentino e brutal, as perguntas mais fundamentais sobre a existência renovam sua importância

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Carl de Souza/AFP

Escrevo estas linhas com o coração sangrando, dias depois de tomar conhecimento do drama enfrentado por um professor petropolitano e amigo distante: ele foi o único sobrevivente ao caos de escombros e lama a que foi reduzido o que, até segundos antes, ele e sua família chamavam lar. Com a casa, perdeu a esposa, os dois filhos pequenos, os sogros, pertences, registros do passado… Seu filho mais velho, de cinco anos, foi-lhe arrancado dos braços pela torrente de lama. Após ser resgatado, com a família ainda soterrada, meu amigo caminhou até a casa de parentes como se o filho ainda lhe pesasse no colo – e dormiu. As fraturas nas pernas não se fizeram sentir até que abrandasse o estado de choque que o acometeu.

Como suportar tamanha dor? Como encontrar sentido em meio a tanta dilaceração? Há na vida uma finalidade que a justifique, apesar de tantas perdas e misérias? Deus existe? Se existe e nos ama, onde estava no momento em que uma avalanche de lama e detritos ceifava tantos inocentes? Seria Ele responsável pelo mal no mundo? Se não, seria ao menos cúmplice ou indiferente ao sofrimento extremo de Suas criaturas? Seremos nós culpados e merecedores de tamanho castigo?

Meu amigo é católico e bem instruído na fé, de modo que não duvido de suas sólidas respostas a todas essas questões. Entretanto, se nem por isso seu coração deixará de sangrar muito mais e por mais tempo que o meu, agrada-me ao menos pensar que, para além dos inúmeros auxílios terrenos que felizmente tem recebido, sua vivência da Religião e as preces de terceiros hão de conseguir-lhe do Céu os consolos e a força sobrenatural para seguir adiante. Essa é a esperança com que me entrego às orações em sua intenção.

Quanto à existência do Deus único, em que pese a revelação sobrenatural de Si mesmo que nos deu através do povo hebreu e da encarnação de Seu Filho (Jesus Cristo), trata-se de questão demonstrável por esforços estritamente humanos, como o apontam as célebres “cinco vias” de Santo Tomás de Aquino* (1225 – 1274), Doutor da Igreja. Seguindo a Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.), tais vias de demonstração deixam claro que a existência de Deus (“primeiro motor imóvel”, “causa primeira”) é uma necessidade lógica para o universo, que se prova filosoficamente, sendo para isso suficiente a razão natural humana — o filósofo grego não chegou a conhecer a Revelação cristã. A despeito de certa contrariedade cientificista contemporânea, filosoficamente precária e inócua em sua agitação incessante e irritadiça, a existência de Deus não é questão de fé, mas de razão.

Advertisement

Quanto à imortalidade da alma humana, o mesmo se aplica. Também pela via filosófica (racional) demonstra-se que, dada a capacidade distintivamente humana de abstrair a natureza essencial de todas as coisas através das aparências acidentais, a alma humana não pode ser material, mas espiritual. Sendo espiritual, não se pode corromper como o corpo após a morte. E em não se corrompendo, deve ser imortal. Mais ainda: é também pela via racional que se pode demonstrar que o fim último propriamente humano, o único em que sua alma intelectiva é chamada a repousar numa felicidade definitiva, só pode ser a contemplação da verdade na sabedoria.

Por outro lado, se a constatação da existência do Deus único, da imortalidade da alma humana e de seu fim último (contemplação da verdade) não exigem mais que o esforço racional humano, o caráter pessoal e trinitário de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo), bem como a união final da alma com Cristo como condição de salvação e felicidade eternas, estão além do alcance da razão natural e só podem ser apreendidas por uma inteligência iluminada pela fé sobrenatural. Em termos teológicos, a fé é uma virtude teologal que, infundida por Deus na alma, faz com que nossa vontade convide a inteligência a aderir àquelas verdades que só por amorosa revelação divina podemos conhecer. Assim é que o propósito da vida humana foi brilhantemente simplificado por Santo Inácio de Loyola (1491–1556): conhecer, amar e servir a Deus nesta vida para obter a salvação e gozar com Ele a vida eterna.

Resumindo, pode-se dizer, de forma bem humorada, que se Deus quis revelar certas verdades fundamentais ao povo escolhido “de mão beijada”, os gregos que lutassem para atingir as mesmas verdades por suas próprias forças intelectuais. E eles lutaram, e conseguiram elevar a alma humana a um nível de compreensão metafísica da realidade nunca antes visto, mas as redentoras verdades do amor sem medida do Deus Uno e Trino para com suas criaturas decaídas pelo Pecado Original, necessárias tanto aos judeus como aos gentios, teriam ainda sua apoteose na descida da Eternidade ao tempo, do Céu ao mundo, na união hipostática das naturezas divina e humana na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, belamente narrada no prólogo do Evangelho de S. João: “Et Verbum caro factum est, et habitávit in nobis” (“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós”). Eis então que, na “plenitude dos tempos”, Razão e Revelação se encontram e se complementam: se a filosofia grega nos alçou à compreensão de que vivemos para contemplar a verdade, a teologia sagrada nos ilumina que a Verdade encarnou-se amorosamente numa Pessoa, para que nossa natureza corpórea mais facilmente A pudesse conhecer, amar, servir e, após a morte, a Ela se unir e contemplar eternamente na glória celeste. Se os gregos nos abriram à felicidade natural da sabedoria, a Igreja de Cristo e seus sacramentos nos abrem à felicidade sobrenatural e unitiva da santidade.

E qual seria a régua daquele “amor sem medida” senão a Cruz, ápice dos sofrimentos corporais excruciantes do Cordeiro definitivo, que ainda hoje — e assim até o fim dos tempos — é imolado, nos altares do mundo inteiro, em sacrifício eucarístico pela expiação de nossa reincidente recusa do sumo amor de Deus por meio da suma ofensa que é o pecado? Paixão, Morte e Ressureição de Cristo imprimem na história e na consciência humana um drama de amor, sangue e redenção que, civilizacionalmente desfigurado, esquecido, emudecido sob ruidosas ilusões de liberdade e paixões desordenadas, deixa de nos sustentar contra o rebaixamento a um neopaganismo paralisante diante do sofrimento e da morte — realidades incontornáveis de nossa condição neste mundo.

E o mal, seria obra de Deus? Absolutamente não, pois toda a Criação é, em si mesma, boa, como o declara o próprio livro do Gênesis: “Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom.” (Gn 1, 31). Porém, Deus fez livre o Homem e, em função do pecado, o mal se fez possível. Santo Agostinho (354 – 430) nos ensina que Deus não é responsável pelo mal no mundo, mas, se o permite, é porque é soberanamente bom para dele tirar bens maiores. Assim é que o Pai permitiu que o Filho padecesse a humilhação da Cruz pelo bem maior da redenção do gênero humano, como também permitiu a maciça perseguição e o martírio de milhares de cristãos nos séculos iniciais de nossa era – incluindo os Apóstolos – pelo bem maior das incontáveis conversões advindas do testemunho de um amor sobrenaturalmente heróico por Cristo, mantido pela esperança igualmente sobrenatural de reinarem com Ele na glória tão logo um leão lhes arrancasse a cabeça, ou as chamas lhes consumissem o corpo ou se concluísse qualquer que fosse a macabra obra da criatividade executória de seus algozes. Preferindo a morte cruel à apostasia por conveniências de cidadania, multidões de santos e santas confiaram-se aos desígnios de Deus e fizeram de suas vidas instrumentos para o bem maior da proliferação da palavra salvadora do Evangelho.

A esta altura de um texto que já se insinua longo, algum leitor enfastiado poderia observar que, ainda que entre suas causas se possam incluir negligências humanas, ninguém negará a evidente prevalência de causas naturais na tragédia petropolitana. Poderia o mesmo leitor também enumerar passagens das Escrituras em que Deus manifesta Sua ira contra os homens, supondo com isso demonstrar a fragilidade do que até aqui foi dito acerca da soberana bondade de Deus e Seu amor sem medida para com os homens. Seria o caso então de resgatarmos a figura da boa mãe que, indiscutivelmente amorosa, castiga o filho em repreensão a um malfeito, pelo bem maior de sacudir-lhe os vícios, lustrar-lhe as virtudes e, assim, poupá-lo de males piores que a dor do castigo. Pois se assim é com a mãe humana e imperfeita, quanto mais não seria com o Pai celeste e perfeito? Se é pelo amor que a boa mãe não se faz indiferente e amena aos desvios do filho amado, por que esperar de Deus, que é amor puro, a abismal indiferença de poupar suas diletas criaturas de uma ira santa, que as interdite na via infinitamente mais sofrida da perdição eterna?

Com efeito, temos da sublime e – para nós – misteriosa permissividade divina exemplos tanto antigos como recentes, desde as pragas do Egito até os terremotos que abalaram o México e a Colômbia logo após esses países legalizarem o genocídio de crianças inocentes no ventre de suas mães. E se voltarmos ao início do sangrento século XX, sacudido por duas guerras mundiais, tiranias assassinas e milhões de mortos, ouviremos da própria Mãe do Salvador em Fátima (1917) a advertência de que “a Rússia espalhará seus erros pelo mundo”. De fato, pouco se fala da aprovação do mesmo genocídio de inocentes não nascidos na Rússia revolucionária já em 1920, episódio que abriria as portas para a radical rejeição humana ao amor de Deus em todo o mundo, com consequências devastadoras. Coincidência ou não, um século depois o mundo se vê apreensivo uma vez mais diante da mesma Rússia, agora em sua investida bélica contra a Ucrânia. Por mais que a ONU e mil coalizões político-financeiras professem outro credo, não se pode verdadeiramente amar ao próximo sem amar a Deus.

Catástrofes como a de Petrópolis, portanto, são permissões de Deus para que, pelas obras de misericórdia espirituais e corporais em solidariedade aos mortos e sobreviventes, agitemo-nos em nossa apatia terrena e dureza de coração, nós que tanto O ofendemos diretamente ou através do próximo. Acolhida em sua amplitude teológica, uma penitência passiva da magnitude da que atingiu meu amigo é ocasião de grande santificação. Deus existe, é bom o tempo todo, capacita os seus e, como ouvi de um padre certa vez, talvez esteja preparando meu amigo para algo grande aos olhos d’Ele. Ademais, apesar da dor extrema, deve ser motivo de alegria o fato de que ao menos seus dois filhos, falecidos batizados e antes da idade da razão, viveram inocentes e puros, passaram sem pecado por esta vida e já se encontram no Céu – o mais excelso fim que um pai pode desejar a seus filhos.

Que Nosso Senhor tenha piedade de nós e das almas dos falecidos na Cidade Imperial, e que o Imaculado Coração de Nossa Senhora, que suportou tão terríveis dores aos pés de seu Divino Filho no calvário, sustente meu amigo e seus irmãos de luto na esperança da vida eterna, ajudando-os a corresponderem às graças que receberem. Assim seja.

”A existência de Deus em Santo Tomás” – Prof. Luciano C. Pires

Este é um artigo de Opinião e não reflete, necessariamente, a opinião do DIÁRIO DO RIO.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Luciano C. Pires - Tragédia em Petrópolis: 'Onde está Deus?'
Advertisement

35 COMENTÁRIOS

  1. A culpa é totalmente nossa, se buscarmos a Deus em verdade isso não aconteceria, mas o homem prefere pecar e muito, idolatria, avareza, corrupção e muito mais. Deus quer que procuramos a Ele mas o homem não quer é tudo isso é o Apocalipse e sinais da volta de Jesus.

  2. Meu total respeito a todos que passaram por essa tragédia. Devemos Compreender, como a dor dilacerante nos leva ao sofrimento extremo de responsabilizar a DEUS sobre todo o mal que nos acontece.
    Esse nao é o momento para questionamentos e sim para aconchegar junto a nós, um amigo ou outro ser humano em sofrimento profundo.
    Somente o BEM…o AMOR pode combater o mal.

    É assim que desperto, todos os dias, diante de todas as “perdas” afetiva, material e profissional que tive e ainda tenho.

    O sofrimento, o desespero conseguimos superar, mas a dor…a saudade…não passam, pois são inerentes a todos nós, seres humanos. Mas suavizam quando enxergamos e vivenciamos o AMOR fraterno e a CONFIANÇA em DEUS!

    Agradeço a DEUS, todos os dias, pela confiança em mim…em entregar provas que, inicialmente, achava que nunca iria conseguir superar. Mas estou, a cada manha procurando fazer o MEU MELHOR e, assim, consegui enxergar a providencia divina chegando, através de pessoas desconhecidas, fatos inexplicáveis e todo o BEM RECEBIDO.
    Isso, aconteceu, quando num entardecer, okhei pro ceu e perguntei:”Aonde vc está meu DEUS?? ”
    E quando, no dia seguinye, abri rede de noticias, estava uma citação com uma das respostas….”DEUS está no mesmo lugar de quando mataram o filho dele” …e as demais reapostas vieram, em pensamento, e que escrevi a vc, nosso irmão (semelhante) com todo meu amor fraterno e total compreensao.
    Que DEUS pai, Misericordioso e Bom, o acalente com todo o Seu Amor!

  3. Boa tarde a todos. Infelizmente muitas pessoas não estudam ou não procuram ao que realmente a Bíblia ensina, e tem muitas informações que não estão de acordo com a Bíblia.

    PRIMEIRAMENTE, QUEM ESTÁ NO PODER DA TERRA É ” SATANÁS “. (1 João 5:19)

    COISAS RUINS ACONTECEM POR CULPA DE SATANÁS, NÃO DE DEUS.

    O TEMPO E O IMPREVISTO OCORRE POR SOBREVIR A TODOS, POR CAUSA DO PECADO, E NÃO É CULPA DE DEUS, DE COISAS RUINS ACONTECEREM.(Eclesiastes 9:11).

    DEUS NÃO PROVA NINGUÉM COM COISAS MÁS, E NEM PODE SER PROVADO. ( Tiago 1:14 ).

    DEUS É AMOR(1 João 4:8)

    DEUS NÃO AMA A VIOLÊNCIA. (Salmo 11:5)

    DEUS NOS PROMETE ACABAR COM TODO O SOFRIMENTO, DOR, MORTE E TRISTEZA NO FUTURO “NOVO MUNDO”.(Apocalipse 21:4).

    DEUS QUER QUE TENHAMOS PAZ. E QUER NOS DAR UM FUTURO E UMA ESPERANÇA.(Jeremias 29:11).

  4. Ao Diario do Rio.
    Cabe artigos assinados por pessoas ligadas ao Centro Dom Bosco?
    Procurem como jornalistas entenderem o escopo e estrategia dessa instituição que depõe contra a Igreja.

  5. Deus, é uma invenção do homem, por isso a frustração de quem reza é nunca é atendido reza nunca muda nada, pura ilusão Melhor votar em poliiticos decentes que não robem o pão nosso de cada dia.

  6. Deus (Pai) e a Natureza (Mãe) nos forneceram tudo que precisamos para viver bem. O homem se afastou de ambos. O que acontece quando uma criança não obedece os pais: uma reprimenda ou maus hábitos dali pra frente. A Mãe se autoconserva. O homenzinho que se acha… nada mais é do que uma peça no funcionamento. E quando a peça vai mal toda a .. estrutura desmorona sobre ele.. o que nada mais é do que A Mãe rearrumando a casa…

  7. Quando o ser humano resolver parar de culpar Deus, que nem é como a mente humana imagina que seja, haverá paz no mundo! Assim cada um fará a sua parte com lucidez e responsabilidade, e qdo ocorrerem tragédias, ninguém culpará ninguém, e bola pra frente continuar a viver a vida melhor ainda, fazendo o seu melhor.

  8. Perfeita a sua observação, Guapy.

    É impressionante a quantidade de defensores da inação de Deus perante as tragédias do mundo. Seus crentes que precisam justificar o tempo todo o quanto ELE nos ama, mas não se envolve pelo NOSSO BEM.

    Parecem uma mãe explicando o filho porque o pai nunca é visto. Mas quando ELE voltar, vai te trazer presente. E É A PRÓPRIA MÃE QUE TRABALHA, SUSTENTA A CASA E PRESENTEIA A CRIANÇA.

    Só o homem pode cuidar do homem. Daí todo esforço magnífico das equipes de resgate, dos voluntários e das doações enviadas para Petrópolis. O homem é essencialmente bom. Deus ajuda quando não atrapalha mandando peste, terremoto ou furacão. Ou seja, melhor ficarmos por conta própria (livre arbítrio), como sempre.

    Força para todos nós, irmãos.

  9. Deus poderia ter poupado a vida dessas crianças se tivesse, antes dessa tragédia, orientado os responsáveis a oferecerem habitações dignas a todos os afetados. Porque Ele não fez isso?

    São tantos os corresponsáveis, que destroem o meio ambiente, não garantem habitações dignas, especula noeecado imobiliário. Mas Ele nada faz. Ao invés, prefere Ele destruir famílias?

  10. O homem perece por falta de conhecimento, não tem como escapar do juízo do Senhor, Deus está dando a cada dia chance para o homem se arrepender dos seus pecados , avisos , profecias, etc, mais cadê q se voltam para O Senhor??? Assim como Paulo vai dizer em uma de suas cartas dizendo : Deus entregou tais homens as suas concpsiencia da carne , para q também por ela receba o castigo pelas suas obras , se vc pudesse ver lá de cima tudo o q Deus vê na terra vc acabaria com esse mundo de uma vez só, mais Deus ainda mantém sua missericordia, e isso é extraordinário , por isso q toda Glória seja dado ao Senhor , breve Jesus virá..

  11. É mesmo muito mais fácil culpar a Deus, pois assim ninguém precisa ser responsabilizado, não é? Vou sugerir ao Pai, na próxima vez que for criar um mundo, no lugar de humanos, crie robôs, sem vontade própria, todos comandados por Ele. Não haverá ganância, nem desvios de verbas. As políticas sociais serão eficientes e ninguém vai precisar morar em área de risco!
    Compreendo sua indignação e compartilho da msm dor, por isso sugiro escrever nova crítica voltada para os verdadeiros culpados.
    Lamentável que não acredite em Deus. E saiba que apesar da sua opinião, Ele te ama!

  12. Realmente chaga a ser irônico. Vivemos como se Deus não existisse, como se não devêssemos nada a Ele nem natureza criada por Ele. Mas quando uma tragédia acontece, rapidamente lembramos dEle e ainda para escárnio. (Lembrei da cruz da esquerda). Fala sério! Acredito que ainda há tempo de clamarmos por misericórdia.

  13. Deus?! Ué… destroem o meio ambiente, constroem em áreas de risco, elegem
    péssimos governantes, que por suas vezes não dão outra alternativa pra população e a culpa é de Deus?? Essa não!! Deixe Deus fora disso, parceiro!!!

  14. Os Homens precisam crescer e parar de esperar que Deus faça o que eles precisam fazer. Os ímpios não creem em Deus apesar de muitas vezes pregar em seu nome. Sabem o quanto errados são e nada lhes acontece. É assim e sempre será, basta lermos um pouco de história. Em nome do dinheiro tudo de errado se faz. E o inocente útil acha que tendo fé tudo se resolve. Será protegido enquanto deveria tomar consiência e ser ativo em sua vida e na vida do mundo que o cerca. Ninguém acredita quando dizem que a tragédia vai acontecer. Nao creem nas reportagens mostrando que o clima aumentou as chuvas levaram cidades na Alemanha e na China. Preferem acreditar que Deus vai lhes poupar como sempre fez.
    Pois que se preparem pq muito mais virá. Em qualquer lugar onde já ouve enchente ou deslizamento, muito mais virá pq os bilionários estão ficando cada vez mais bilionários e acabando com as matas e poluindo, aquecendo o planeta, derretendo o gelo, aumentando o nível do mar e a quantidade de vapor d’água na atmosfera. Mas é mais fácil não fazer nada e acreditar em Deus.

    • TEM MUITAS INFORMAÇÕES SEM CONHECIMENTO AQUI !!!

      PRIMEIRAMENTE, QUEM ESTÁ NO PODER DA TERRA É ” SATANÁS “. (1 João 5:19)

      COISAS RUINS ACONTECEM POR CULPA DE SATANÁS, NÃO DE DEUS.

      O TEMPO E O IMPREVISTO OCORRE POR SOBREVIR A TODOS, POR CAUSA DO PECADO, E NÃO É CULPA DE DEUS, DE COISAS RUINS ACONTECEREM.(Eclesiastes 9:11).

      DEUS NÃO PROVA NINGUÉM COM COISAS MÁS, E NEM PODE SER PROVADO. ( Tiago 1:14 ).

      DEUS É AMOR(1 João 4:8)

      DEUS NÃO AMA A VIOLÊNCIA. (Salmo 11:5)

      DEUS NOS PROMETE ACABAR COM TODO O SOFRIMENTO, DOR, MORTE E TRISTEZA NO FUTURO “NOVO MUNDO”.(Apocalipse 21:4).

      DEUS QUER QUE TENHAMOS PAZ. E QUER NOS DAR UM FUTURO E UMA ESPERANÇA.(Jeremias 29:11).

  15. Pelo texto envolvente e cheio de citações… se algo de ruim acontece, a culpa é do livre arbítrio que Deus concedeu ao homem, visto que tudo que Deus concebe é bom; já se algo de bom acontece, foi o livre arbítrio dado por Deus aos homens ou foi Deus que intercedeu (com milagre, bondade nos corações, tranquilidade, paz etc.) quando oramos para Deus? Ou seja… ser pai do filho bonito é Deus, mas o filho feio é produto do meio que vive ou o homem que fez… Assim é fácil.

  16. Lamentável é você usar a tragedia de alguem pra ficar filosofando se existe ou nao um Deus. Respeite a dor de seu amigo, e se ele virar ateu depois de perder a familia? Vai perder seu tempo convencendo sobre Deus ou dar apoio? É isso que importa.

  17. Onde está Deus?

    Está assentado em seu trono acima da cúpula da terra.

    Eu creio que DEUS ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos e muitos anos nós temos dito para DEUS não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas.

    Sendo um cavalheiro como DEUS é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que DEUS nos dê a Sua bênção e Sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco? À vista dos acontecimentos recentes, ataque terroristas, tiroteio nas escolas, etc.

    Lembra quando Madeline Murray O’Hare, se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas americanas, (e tbm o querem fazer por aqui) como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião. (Depois foi encontrada morta, assassinada).

    Pouco tempo depois, alguém tbm disse que seria melhor não ler mais a Bíblia nas escolas. A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, não devemos roubar, e devemos amar o nosso próximo como a nós próprios. E nós concordamos.

    Logo depois, o Dr. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto-estima. E nós dissemos: “um perito nesse assunto deve saber o que está falando”, e então concordamos com ele.

    Aí alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem, e que nem precisariam contar aos pais. E nós aceitamos essa sugestão sem ao menos questioná-la.

    Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia, e uma apreciação natural da beleza do corpo feminino. E nós também concordamos.

    Depois uma outra pessoa levou isto um passo mais adiante e publicou fotos de crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição na Internet. E nós dissemos, “está bem, isto é democracia, e eles têm direito de ter a liberdade de se expressar e fazer isso”.

    A indústria de entretenimento então disse: “Vamos fazer shows de TV e filmes que promovam profanação, violência e sexo ilícito. Vamos gravar música que estimule o estupro, drogas, assassínio, suicídio e temas satânicos.” E nós dissemos: “Isto é apenas diversão, e não produz qualquer efeito prejudicial. Ninguém leva isso a sério mesmo, então que façam isso!”

    Aí uma menina escreve um bilhetinho para DEUS, dizendo: “Senhor, por que não salvaste aquelas pessoas na tragédia das chuvas em Petrópolis?” A resposta Dele seria: “Querida criança, simplesmente porque eles decidiram viver independentes de Mim, à própria sorte e não me deixaram entrar e governar suas vidas!” Do Seu DEUS.

    É triste como as pessoas simplesmente culpam DEUS e não entendem por que o mundo está indo de mal a pior.

    Mais ainda é tempo do homem voltar-se para Deus.
    Tempo de oportunidade.
    Oportunidade de erguer a cabeça ao alto e reconhecer a sua condição de miséria e pecado, e que sem Ele nós estamos entregues a própria sorte, condenados à morte e eternamente distanciados dEle.

  18. Onde está Deus????
    Onde estava Deus quando Seu Filho pendia na cruz e clamava: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
    Deus estava junto a cruz sofrendo com Seu Filho.
    Deus não está ausente e nem é indiferente ao sofrimento humano.
    Certa vez os trabalhadores em um campo semearam trigo e quando germinou viram que o joio nascera junto. Foram ao dono do campo e indagaram de onde viera o joio. O dono da seara respondeu: Um inimigo fez isso.
    Existe um inimigo que não pode subir ao Céu e bater em Deus, então fere os filhos de Deus.
    Jesus voltará novamente e dará fim à toda dor, sofrimento e morte e também a esse inimigo.

  19. Sr. Luciano Pires, Paz e Bem!
    O seu escrito é realista, crítico e comovente. Nos remete ao chamado Inconsciente Coletivo construída por K. Jung. Somadas ambas as perspectivas reavemos toda a herança histórica e espiritual de nossa evolução Humana. Assim sendo, reestruturando o nosso cabedal cerebral, enquanto ser humano. Neste nível profundo da Psiquè podemos refazer a idéias de que somos todos “iguais” e que não somos entidades separadas, antes todos somos “um todo distinto”, no entanto, o é um coletivo desprovido de consciência de si que se recusa a se auscultar e a escutar o outro nas confluências do entrecrusamento dos tecidos, tribos e subjetividades

  20. Um texto brilhante! Ganhei meu dia! Mesmo tendo vida longa, todos teremos o dia da falência do corpo. Só os tolos não percebem isso! Incrível! Mas quem está com Deus vencerá esse momento. Simples assim. Parabéns, Luciano!

  21. Deus ? , Deus está em pequenos atos de amor , nas pessoas que doaram comida , nas pessoas que foram ajudar e etc , o engraçado e que vivemos como se ele não existisse e queremos que ele intervenha ? Kkkkkkkk piada né , e é questão se nós merecemos ? Querido Deus só não destruiu o planeta por amor pois merecemos morte , jesus morreu por isso para que a gente não tivesse medo da morte , mais o engraçado e que o negamos em nossas atitudes ,

  22. O geólogo falou que construções com inclinação de 30 35 graus na planície é correta é possível após essas medidas há grandes riscos
    Em Petrópolis a encosta tinha 60 65 de inclinação quem vai arriscar nessas condições ?
    Ali era visivelmente ver o tamanho do risco
    Porque sobre isso ninguém se manifesta?

    E Deus o que tem com.isso?

  23. “Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” Disse Jesus a Nicodemos. A tragédia recorrente de Petrópolis pôs termo à existência de várias pessoas, esse fim foi apenas dos seus corpos, suas almas permanecem. Todas as almas, as boas e as más, pré-existem e sobrevivem aos corpos. Essas almas que voltarão; assim como disse Jesus a Nicodemos. Assim como Elias voltou como João Batista. O livre-arbítrio humano causa a guerra e as catástrofes, mas isso não comprova a inexistência de Deus. Prova a insignificância Humana em entender o mundo antes e depois de si. A pluralidade das existências é um dos caminhos pra entender o infortúnio de alguns e a ventura de outros. Esses são estados provisórios, apenas de uma parte da vida. O espírito seguiu e seguirá por outras veredas. A vida espiritual é infinita e todos caminham para a Luz. Deus existe e a nada escapa ao seu controle. Nós é que não temos a faculdade de entendê-lo…ainda.

  24. Onde está Deus? O ser humano faz uma porção de asneiras, não respeita nem a si mesmo nem a natureza, destrói tudo que lhe é dado a mãos cheias, agride o meio ambiente, não respeita os animais e, depois que as catástrofes acontecem perguntam”Onde está Deus?” Deus deu o Livre arbítrio ao ser humano para que ele administrasse sua vida e tudo que está ao seu redor. O que está acontecendo em Petrópolis é resultado a falta de responsabilidade e de amor do ser humano. A culpa é de todos!!!

  25. Se Deus fizer ele é Deus, mas se não fizer continua sendo Deus, mas a culpa maior de tudo isso é a invasão num local inadequado para construir moradias

  26. Sou católico praticante, com formação religiosa através de ter estudado em Colégio católico e mais, sendo morador de Petrópolis há 38 anos, posso garantir que essa tragédia tem como únicos responsáveis os governantes de Petrópolis. Deus avisou através de várias “mensagens” mas os governantes, secos por dinheiro, deliberadamente desprezaram os “avisos”.
    O filósofo esqueceu de lembrar que Deus deu o dom do discernimento aos homens, que por sua vez o desprezaram.

  27. Deus nos dá o livre arbitrio,mas não consegue intervir nas decisões do homem,hoje irresponsaveis,corruptas e sem o menor dó do ser humano.O que aconteceu em Petropolis é fruto do descaso com a natureza,com a serra cheia de construções irregulares,como os condominios de classe media alta que cercam a Rua Dr Edmundo Lacerda,na Saldanha Marinho,onde possuo uma casa ha 78 anos e,pela primeira vez,foi inundada.Devastaram a vegetação toda que havia na rua,antes sem saida e nada impediu mesmo com o protesto dos moradores.Nem Deus !!????

  28. Cada um é responsável pelas consequências de seus atos.
    Deus não é responsável pelos meus atos.
    Deus está no mesmo lugar, nós é que saímos da sua presença.
    Temos que busca-lo constantemente.
    Vigiai e orai sempre.

  29. Que sabedoria em vossa escrita Professor Luciano! Que Deus abençoe sempre sua intelectualidade. Santo Tomas de Aquino deve estár feliz com seu discípulo. Quem está com sua sua vida ancorada na rocha firme, passa por qualquer dificuldade e sempre continuará a Louvar ao Criador. Viva Cristo Rei.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui