Luiz Almeida: Fiat lança o compacto elétrico 500e

Colunista automotivo revela que carro custa R$ 239.990 e será vendido em apenas 10 lojas da marca no país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
500e, novo lançamento da Fiat - Foto: Divulgação

A Fiat lança seu primeiro carro totalmente elétrico no Brasil. Trata-se do 500e, compacto que desembarca em uma única versão, a Icon. Por enquanto, o modelo será vendido apenas em 10 lojas da marca, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, São Paulo e, claro, Rio de Janeiro. O veículo custa R$ 239.990.

O 500e tem motor elétrico com 87 kW – ou seja, 118cv de potência. Segundo a Fiat, a autonomia é de até 320 quilômetros. O modelo possui 3 modos de condução: Normal, Range e Sherpa. Basta selecionar no console central. 

O modo Normal oferece estilo de direção mais próximo à experiência tradicional de condução. Toda a potência e torque do sistema de tração estão disponíveis. O veículo desacelera com efeito de freio motor, como em um veículo convencional, carregando parcialmente a bateria. 

Já o modo Range ativa a função ”One Pedal Driving”. Este melhora a recuperação da energia, a desaceleração aumenta e o freio é usado apenas para emergências ou para parar completamente o carro: na prática o veículo é usado basicamente com o pedal do acelerador.

Advertisement

O modo Sherpa ajusta vários parâmetros de condução, como velocidade máxima (limitada a 80km/h), resposta do acelerador (reduzir o consumo de energia) e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento (vidros e retrovisor) para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima.

WhatsApp Image 2021 08 09 at 10.33.10 1 Luiz Almeida: Fiat lança o compacto elétrico 500e
Parte interna do 500e – Foto: Divulgação

Há duas formas de carregar o Fiat 500e. Uma delas é com o cabo padrão incluído no carro, com seis metros de comprimento e que se conecta à uma tomada brasileira convencional de três pinos em 110v ou 220v. A recarga 100% leva aproximadamente 24 horas.

A outra opção é com uso da recarga rápida através de carregadores Wallbox com plugue europeu. O compacto suporta até 85 kW de energia e, com essa quantia, 5 minutos conectados garantem autonomia para 50 quilômetros na cidade. Caso optar por 35 minutos, a bateria chega a 80%.

Entre os equipamentos, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e multimídia de 10,25 polegadas, teto solar panorâmico, carregador de celular por indução, detector de fadiga do motorista, 6 airbags, controlador de velocidade adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixas e farol alto automático.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Luiz Almeida: Fiat lança o compacto elétrico 500e
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui