Luiz Lima critica gestão de Crivella na Prefeitura do Rio: ‘É de se assustar’

Candidato do PSL à Prefeitura do Rio, Luiz Lima não poupou críticas ao trabalho de Marcelo Crivella

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Luiz Lima no programa ''Deles & Delas'', da Band - Foto: Divulgação

Em participação no programa ”Deles & Delas”, da ”TV Bandeirantes”, na última segunda-feira (12/10), o candidato à Prefeitura do Rio Luiz Lima (PSL) apresentou prioridades do seu plano de governo e criticou a gestão do atual chefe do Poder Executivo Municipal, Marcelo Crivella.

”A situação em que se encontra o Rio, hoje, é de assustar. A cidade já não tem recursos para pagar o funcionalismo público. O atual prefeito está indo a Brasília pedir adiantamento de royalties ao ministro Paulo Guedes para fechar as contas. Eu estive no Tribunal de Contas do Município e vi a situação de perto. Se você quiser realmente conhecer os problemas, você precisa ir ao Tribunal de Contas, porque lá eles têm todos os dados. Temos que rever todos os contratos da saúde, da educação, e terminar obras como o BRT Transbrasil”, disse o candidato.

O caos na área de mobilidade também foi alvo de críticas. Para Luiz Lima, o novo prefeito precisará aumentar a fiscalização das empresas de transporte e aumentar a concorrência.

”Temos um problema grave de mobilidade, principalmente na Zona Oeste, em Campo Grande e em Santa Cruz. As linhas somem realmente, principalmente nos 90 condomínios do ‘Minha Casa Minha Vida’ que estão lá. A gente precisa regularizar o transporte em horários e fazer com que o ar-condicionado funcione, algo muito prometido pelo Paes e o Crivella. Isso está embutido no preço da passagem. Tem que haver também mais concorrência. Hoje tem o monopólio de poucas empresas, tem o BRT, que foi muito mal construído. O Eduardo Paes tem infelizmente no seu histórico obras mal executadas, com muito recurso de Copa e Olimpíada, e um grupo político por trás com muitos partidos juntos. O transporte público, infelizmente, está atrelado a interesses que se sobrepõem ao interesse da população”, comentou.

Advertisement

Para enfrentar consequências causadas por chuvas, Luiz Lima garantiu que a prevenção contra enchentes será feita regularmente.

”Não sou engenheiro, mas acredito que tenha um jeito de amenizar [os problemas]. Uma chuva forte não necessariamente significa uma maior probabilidade de ocorrência de enchentes. Para isso é necessário que o ambiente esteja vulnerável. A construção de retenções para a água pluvial, os piscinões, é apenas uma das ações que visam minimizar a vulnerabilidade do ambiente, tornando-o mais adaptado para receber grandes quantidades de chuva. Primeiro, limpando bueiros, conscientizando a população para não jogar lixo nas encostas, fiscalizando mais. Com relação a deslizamentos, nós temos um problema habitacional muito grande nas nossas encostas. A gente tem que fazer a reconstituição da nossa vegetação, mas temos que ter também um plano de limpeza urbana eficaz e fiscalização dessas construções. A quantidade de lixo no Rio é muito grande”, afirmou.

A recuperação do asfalto na cidade é outro tema fundamental para Luiz Lima.

”A Prefeitura, hoje, não tem plano de ação. O 1746 funciona como tapa-buraco. Não um plano de gestão para a nossa malha viária. Segundo o TCM, o Rio precisa de 18 bilhões para recuperar nossas vias. O prefeito Crivella tinha anunciado 400 milhões, o que é muito pouco”, alfinetou.

Em relação à retomada de empregos e o reaquecimento da economia, Luiz Lima defende a a valorização do Carnaval, a construção da Cidade do Samba 2 e o incentivo aos grandes eventos esportivos e culturais.

”Além de gostar muito das escolas de samba, eu, como cidadão, reconheço que em cada real gasto pelo turista no carnaval, a cidade tem 5 de retorno. Mexe com setor de turismo, de serviços. Cada escola de samba gera 200 empregos, o ano todo. Temos que fazer a Cidade do Samba 2 para o grupo de acesso utilizando espaços vazios na Avenida Brasil. Temos que fazer parcerias com as escolas e ter como contrapartida os projetos sociais nas comunidades. Como é que o prefeito do Rio pode não gostar de carnaval? Viajar para a Europa durante o Carnaval?! Temos que otimizar o Sambódromo para ele funcionar o inteiro, com restaurante temático, além de incentivar parcerias com a Liesa. Temos que aproveitar, também, os eventos esportivos. Veja o caso do Rock in Rio em 2021, que vai movimentar 700 mil pessoas. Quando alguém fala em tirar recurso do Carnaval, será que eu tenho que desenhar? Ora bolas, isso traz recurso para a cidade. O recurso que o turista gasta na cidade vai ajudar a financiar o salário do servidor, os R$ 850 por mês que custa uma criança na escola… Esse cara gosta da cidade ou não gosta?”, questionou.

Ciente da responsabilidade do desafio que está por vir, Luiz Lima terminou a gravação mandando um recado para o eleitor carioca: ”O grande segredo é se cercar de pessoas boas. Quero chegar aos 100 anos, olhar para trás e ver que tive a coragem de fazer. Na política é você e Deus. A direção é mais importante do que a velocidade. A decepção é grande em alguns momentos, mas quero fazer minha vida valer a pena, quero ter emoções que nunca tive. Espero que o eleitor conheça cada candidato e faça seu voto valer a pena. A vida e a história de cada um valem mais do que o discurso. Não sou o rei da cocada preta, mas acredito que sou uma ótima opção.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Luiz Lima critica gestão de Crivella na Prefeitura do Rio: 'É de se assustar'
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. é de se assustar mesmo, mas oque um ex-atleta que nunca administrou nada na vida vai poder fazer pra resolver isso?
    Entre um Bispo, uma Delegada e um Nadador… prefiro votar no Gestor! em quem ja fez essa cidade dar certo!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui