O candidato à Prefeitura do Rio em 2020, Luiz Lima (PSL), apresentou suas propostas de governo para moradores de três bairros da cidade, neste domingo (25/10). A maratona começou na Praça do Ó, na Barra, passou por São Cristóvão e terminou na feirinha do Cocotá, na Ilha do Governador, onde ele ouviu muitas queixas de moradores. O transporte foi o alvo das principais reclamações. Para chegar à Zona Sul, por exemplo, moradores só contam com uma linha, a 492 (Bancários x Prado Júnior). Vans irregulares e o serviço irregular das barcas, que não fazem o trajeto Praça XV-Ilha nos fins de semana e feriados, também foram citados como transtornos.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

O problema no transporte da Ilha existe desde que eu nasci. Tem a questão do trânsito também, pois só há uma entrada e uma saída. É um bairro que carece de serviços básicos, carece de infraestrutura, principalmente nos transportes. Cabe ao município criar concessões e mais oportunidades, porque transporte é uma maneira de você atender à população. É também uma atividade lucrativa para quem o explora e muito mais lucrativa, ainda, para o município, pois faz a cidade girar e gerar renda. Melhorando essa área você ajuda as pessoas a ganharem tempo no transporte e a ficarem mais dispostas no trabalho. Por isso, a Secretaria de Transportes tem que ser dirigida realmente por alguém competente e que tenha vontade de fazer. Faremos um choque de gestão na cidade“, afirmou.

Luiz Lima pretende dar uma nova cara para a Ilha, amenizando também os problemas históricos de conservação, segurança, saúde e ordem pública do bairro. “São problemas de conservação e de ordem pública muito grandes. Moradores reclamaram de postos de saúde que não funcionam. A feira do Cocotá também poderia ser melhor assistida em termos de banheiros. Nos sugeriram que os banheiros do terminal das barcas fossem utilizados pelo público da feira. Todos esses comentários vão nos enriquecendo, pois através deles podemos definir como o poder público e a iniciativa privada podem atuar juntos em cada bairro, fazendo parcerias e trazendo melhorias na qualidade de vida da população.”

Além de atuar efetivamente nas políticas de mobilidade para a Ilha, Luiz Lima já anunciou outras metas amplas para a área, como terminar as obras do BRT Transbrasil e melhorar a operação do sistema nos corredores Transcarioca e Transoeste, além de aumentar o rigor na fiscalização e punição de empresas de ônibus. “É importante que a Secretaria de Transportes seja rígida com essas concessionárias. E, caso erros e omissões sejam repetidos, que a gente abra novas licitações para concessionárias que possam servir adequadamente à população. O transporte público é essencial para o ir e vir do cidadão e para o desenvolvimento econômico”, avaliou o candidato do PSL. 

Situação de improviso na Feira de São Cristóvão

Antes da Ilha do Governador, Luiz Lima e Fernando Veloso, candidato a vice na coligação O Rio tem opção, visitaram o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, a tradicional Feira de São Cristóvão, onde dançaram forró e almoçaram num restaurante de comida nordestina. Após ouvir demandas de comerciantes e visitantes, Luiz Lima prometeu total apoio aos feirantes e expositores da cidade.

O pavilhão abriga cerca de 700 barracas de comidas típicas, temperos da culinária regional, artesanato e objetos da cultura nordestina. Mas, infelizmente, nem tudo é festa: o local funciona através de geradores, devido à falta de água e energia elétrica, o que é uma total falta de participação e apoio do poder público. As feiras legalizadas e autorizadas pelo município terão todo o nosso apoio. A gente tem que girar a economia do município. E a Feira de São Cristóvão é muito plural, ela une o Rio, porque o nordestino fez o Rio. Um belo exemplo do legado nordestino que eu tenho na minha vida é a minha mãe, que é de Limoeiro, no interior de Pernambuco. Ela também ajudou a construir o Rio“, disse.

Problemas na Barra da Tijuca

Pela manhã, o candidato esteve na feira da Praça do Ó, na Barra da Tijuca, onde também ouviu queixas de feirantes e moradores. Em seguida, fez um raio-x dos problemas da região e falou sobre propostas. “A Praça do Ó é um lugar muito importante, onde há esporte, feira, venda de alimentos, artesanato e eventos esportivos. Por isso, precisa haver uma comunicação permanente entre a prefeitura e as pessoas que trabalham aqui, avisando aos feirantes, por exemplo, para não comprarem produtos e, de repente, não poderem montar suas barracas. A comunicação precisa ser eficaz. A Barra é um bairro lindíssimo, mas ele pode ser ainda muito melhor”, comentou Luiz Lima, após ouvir a reclamação de um feirante que não pôde trabalhar numa ocasião por conta da realização de um evento fechado na praça.

Morador da Barra, o candidato também lembrou que o bairro sofre com problemas em transportes, saneamento e meio ambiente. “Apesar de ser um bairro privilegiado, com um complexo lagunar lindíssimo, com shopping center, entretenimento e geração de renda, ele sofre com falta de planejamento e a não continuação do plano piloto de Lúcio Costa, principalmente na Avenida das Américas, onde não foi seguido o plano que previa via expressa sem sinal, com cruzamento de uma pista para a outra. Não era para ter sinal. O BRT nasce errado, equivocado e mal construído. O governante que enche a boca para falar bem do BRT ou é temerário, irresponsável e míope, ou não conhece o bom funcionamento de um transporte público”, criticou Luiz Lima, citando o projeto criado na década de 1960 pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa (1902-1998), mas que não foi totalmente executado por governantes.

O meio ambiente sobre na Barra por causa da poluição do complexo lagunar. É muito importante que a prefeitura, o governo do estado e a União ampliem o canal de entrada nas duas extremidades, tanto na Praia da Macumba, como no Canal da Joatinga, para a água ser renovada“, completou.

2 COMENTÁRIOS

  1. Isso ai é piada! O que o Luiz Lima fala não se escreve!
    Apontou um monte de problemas, mas onde estão as soluções que podem sair do papel?
    Vai acabar afundando o Rio de vez! Tô fora!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui