Luiz Lima quer Guarda Municipal atuando em parceria com programa Segurança Presente

Candidato do PSL à Prefeitura do Rio, Luiz Lima, fez caminhada na região da Praça Saens Peña e afirma que também quer metas para ordem pública

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O candidato à Prefeitura do Rio em 2020 pela coligação “O Rio Tem Opção”, deputado federal Luiz Lima (PSL), fez caminhada pela região da Praça Saens Peña, na Tijuca, e disse que planeja ter a Guarda Municipal trabalhando em conjunto com o programa Tijuca Presente.

O Tijuca Presente junto com a Guarda Municipal podia ser ainda mais eficaz na segurança. O programa foi muito positivo e diminuiu em mais de 70% o número de roubos, assaltos e furtos nesta região. Antigamente, tinha muito mais gente aqui em estado de vulnerabilidade ocupando o espaço e impedindo até que crianças e idosos viessem na praça”, explica.

A criação de um Grupamento Tático Operacional, da Guarda Municipal, para promover o apoio aos agentes é um dos projetos do plano de governo do candidato do PSL. Luiz também planeja que o comando da Guarda seja ocupado por um de seus componentes, respeitadas a antiguidade e a capacidade técnica, vedando nomeações externas. O candidato quer ainda a criação de programas de valorização e premiação para servidores que sejam valorizados em ações meritórias acima do normal.

ORDENAMENTO URBANO

Investir no ordenamento urbano também será uma das prioridades do candidato do PSL à Prefeitura. “O ordenamento é necessário em relação ao pessoal que trabalha na rua vendendo mercadoria e o que trabalha nas lojas. A gente não pode deixar um matar o outro, mas também não pode deixar o cidadão sendo penalizado no seu direito de ir e vir na calçada. É muito importante que a gente respeite as pessoas. A desordem é ruim para todo o município do Rio de Janeiro. A bagunça e o crime nas ruas não só afastam turistas, como também empresas e empreendedores da cidade”, explica Luiz.

Advertisement

Ex-aluno do Colégio Marista São José, onde estudou durante 9 anos, Luiz Lima conta que pegava o ônibus na praça do bairro da Zona Norte para voltar para casa no tempo em que morou no Grajaú. “A Tijuca é um dos bairros mais charmosos e tradicionais, um dos bairros com a maior densidade demográfica do nosso município e um bairro que eu frequentei muito, por ter estudado aqui. Eu pegava ônibus justamente aqui na Praça Saens Peña para ir para o Grajaú. As praças públicas precisam ser muito bem cuidadas. Isso deveria ser visto com prioridade. É importante que as subprefeituras e os subprefeitos trabalhem com metas de limpeza, conservação e ordem pública”.

INCENTIVO AO ESPORTE

Durante a caminhada, o candidato conversou com ambulantes, moradores e com a criadora do projeto Conexão Cultural, que dá aulas de dança gratuitas a quase 30 alunas na comunidade do Catrambi, na Usina. Bárbara Silva, que dança há 20 anos, disse que se identifica com as propostas de Luiz justamente por ele ser nadador, atleta olímpico, professor de Educação Física e ter experiência de gestão como Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento (2016-2017). “Ele conviveu e viveu no meio do esporte e entende a necessidade e benefício do esporte na vida das pessoas. Mais do que formar um atleta, o esporte forma um cidadão de bem, da educação, ensina a respeitar o próximo e ter disciplina”, explica Bárbara.

Entre as propostas de Luiz para a área estão fomentar a Lei de Incentivo ao Esporte, ajudando na interlocução entre os empreendedores da área de esportes e os patrocinadores. Também pretende focar nas Vilas Olímpicas, ampliando a oferta de atividades e serviços através de convênios com espaços já dotados de alguma infraestrutura, como clubes, quadras de escolas de samba e instalações militares. E implementar o Projeto Celeiro de Craques, em que vai criar um time de “olheiros” nas vilas olímpicas e escolas, para a descoberta de novos talentos das mais diversas modalidades esportivas, através de parcerias com clubes, federações, confederações e o Comitê Olímpico Brasileiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Luiz Lima quer Guarda Municipal atuando em parceria com programa Segurança Presente
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Esse cara é uma versão do Witzel, só que ao invés de ex-juiz, no formato de ex-nadador.
    O infeliz não sabe a função da guarda municipal, que mais tem a ver com guarda patrimonial dos bens e serviços públicos, nos termos do artigo 144 e seu parágrafo 8.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui