O candidato do PSL à Prefeitura do Rio de Janeiro em 2020, o deputado federal Luiz Lima, ouviu reclamações e pedidos dos moradores da região do Catete, Zona Sul da cidade, para que a área receba uma atenção especial. Acompanhado do do candidato à vice-prefeito Fernando Veloso (PSD), da chapa “O Rio tem opção”, ele destacou a necessidade de uma mudança urgente na conservação da cidade.

A cidade passa por um momento de falta de cuidado e isso impacta na economia não só dos empresários, mas também da própria cidade. Isso é que me chama mais atenção e me confirma que todo carioca que vem do Centro para a Zona Sul, chegando pelo Aterro do Flamengo, cruzando o Catete, Largo do Machado e chegando até o Cosme Velho observa também a degradação dessa região. Empresários, principalmente do ramo gastronômico, reclamam muito da desordem. Ocupação irregular das calçadas, das praças. Isso acaba espantando o consumidor e, a maioria desses consumidores, turistas“.

O excesso de pessoas em situação de vulnerabilidade, número que cresceu durante a pandemia da Covid-19, é outra preocupação dos moradores e comerciantes da região. Segundo Luiz Lima, é obrigação da Prefeitura cadastrar e abrigar moradores em situação de rua.

O excesso de moradores nas ruas assusta em todos os sentidos. É muito desconfortável e desumano ver as pessoas vivendo nessa situação. Cabe à Prefeitura cadastrar essas pessoas e entender por que estão nas ruas, se elas têm casa, se tem problema mental, se estão com problemas de saúde, se elas têm documento de identidade. É uma realidade que há poucas vagas em abrigo. Mas é preciso fazer um cadastramento dessas pessoas e também é preciso não permitir que nossas praças públicas, monumentos com mais de 100 anos, sejam depredados. É preciso que tenhamos olhos com a ordem pública e a conservação”.

Luiz Lima ressaltou que é um compromisso reforçar a ordem pública para que cada parte da cidade seja valorizada e atraia a atenção também de turistas. 

O projeto é cuidar da cidade. Ter ordem urbana. Tendo ordem urbana você faz com que o as pessoas se aproximem dessa região e valoriza o empresário dessa região. Consequentemente você vai atrair os turistas. Não é apenas melhorar a segurança, mas também a conservação. O turista e o carioca precisam se sentir bem nessa região tão especial, bonita, que é um cartão postal do nosso município e do nosso país“.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui