O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio, nesta manhã de segunda-feira (17/02) para anunciar novas medidas voltadas ao setor naval brasileiro. Durante o evento no TEBIG (Terminal Marítimo Almirante Maximiano da Fonseca), localizado às margens da Rodovia Rio-Santos, KM 471, foram lançadas duas iniciativas: uma nova licitação para a construção de oito navios gaseiros e a assinatura de protocolos de intenção para o reaproveitamento de plataformas da Petrobras que estão sendo desativadas.
A Transpetro abriu um processo de concorrência internacional para ampliar sua frota de transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP) e derivados. Os novos navios serão divididos em dois lotes, com capacidades entre 7 mil e 14 mil metros cúbicos, e devem ser entregues a partir de 30 meses após a assinatura do contrato. O objetivo é triplicar a capacidade da empresa no transporte de gás, além de permitir a movimentação de amônia, um produto que hoje não faz parte da operação da companhia.

Além da renovação da frota, a Petrobras assinou protocolos de intenção para avaliar o reaproveitamento de plataformas que seriam desativadas. A estatal prevê retirar 10 unidades até 2029, e busca soluções para prolongar a vida útil dessas estruturas, alinhando-se a práticas mais sustentáveis e econômicas.
As iniciativas fazem parte de um pacote de investimentos no setor naval e offshore, com expectativa de gerar empregos e fortalecer a indústria nacional.