MAC de Niterói expõe esculturas que se integram à arquitetura de Niemeyer

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Varanda Circular MAC de Niterói expõe esculturas que se integram à arquitetura de Niemeyer

“Varanda Circular” é o nome da mostra de esculturas em madeira do artista plástico Leonardo Tepedino, que está em cartaz no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Essa é a primeira grande exposição do ano de 2017, e foi inaugurada em 11 de março, com data prevista para encerramento em 04 de junho. As peças ocupam a varanda do museu, que tem a forma circular, por isso recebeu este nome.

A exposição com curadoria de Luiz Guilherme Vergara recebeu, em 2013, o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, da Fundação Nacional de Arte (Funarte). À partir dessa mostra no MAC, as esculturas de Leonardo Tepedino passam a fazer parte do acervo do museu, pois suas formas e curvas se harmonizam perfeitamente com a paisagem e as curvas do prédio projetado por Oscar Niemeyer.

“Varanda Circular” traz peças que se assemelham a caminhos tortuosos, sendo que o público pode circular por espaços abertos entre elas, interagindo física e visualmente com as obras. A ideia de Tepedino é que os visitantes percorram a obra e criem seus percursos, à partir dos desvios sugeridos pela escultura.

Advertisement

930082975 1489798781 MAC de Niterói expõe esculturas que se integram à arquitetura de Niemeyer

A partir da instalação de uma nova realidade construída com o meu material, a exposição abre um campo escultórico para ser vivenciado pelo observador. Esta realidade escultórica é um corpo acomodado pela realidade do corpo arquitetônico, na escala de confronto com o corpo humano, disponível para ser experimentado pelo observador, circulando por este novo espaço e por este novo tempo tornado físico, constituindo-se no ato de circular entorno da escultura”; explicou o artista.

Leonardo Tepedino MG 6075 credito foto Silvana Marques MAC de Niterói expõe esculturas que se integram à arquitetura de Niemeyer

Leonardo Tepedino é formado em arquitetura, mestre em História da Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou com o artista italiano Luciano Fabro, mestre em Arte Povera (“arte pobre”) e já realizou outras exposições de sucesso no Rio de Janeiro e, recentemente, em Brasília.

SERVIÇO:

Exposição Varanda Circular
MAC –  Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Mirante da Boa Viagem, s/n, Niterói, RJ
De 11 de março a 04 de junho (terça a domingo, das 10h às 18h)
Preço: R$ 10, com meia entrada para estudantes, professores e maiores de 60 anos; gratuidade para alunos do ensino médio da rede pública, crianças até sete anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (necessário comprovar endereço) e para quem for de bicicleta.
(Entrada gratuita às quartas-feiras).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MAC de Niterói expõe esculturas que se integram à arquitetura de Niemeyer
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui