Madureira x Bangu em Conselheiro Galvão: resultado é o que menos importa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: João Carlos Gomes/Bangu

O Campeonato Carioca é considerado por muitos como o Estadual mais ”charmoso” do Brasil.

Muito dessa atribuição tem a ver com o fato da competição ser disputada, além dos clubes grandes, por alguns times de bairro. Entre eles, há um abismo financeiro, estrutural e de calendário na sequência do futebol brasileiro durante a temporada, e o Estadual é praticamente a única possibilidade de junção desses 2 patamares completamente diferentes.

Em 2020, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco têm como concorrentes, por exemplo, Madureira e Bangu. Em outras edições, equipes como Olaria e Bonsucesso – que atualmente estão na Série B – faziam parte do ”1º escalão” do Cariocão.

E no último sábado (01/02), os ”anfitriões de bairro” do Campeonato Carioca 2020 se enfrentaram, pela 5ª rodada da Taça Guanabara, 1º turno do Estadual. Madureira, representando a Zona Norte, e Bangu, símbolo da Zona Oeste, empataram em 0 a 0 no Estádio Aniceto Moscoso, popularmente conhecido como Conselheiro Galvão, casa do Tricolor Suburbano.

Advertisement
5e35fba2422b0 Madureira x Bangu em Conselheiro Galvão: resultado é o que menos importa
Madureira e Bangu empataram em 0 a 0 em Conselheiro Galvão no último sábado (01/02) – Foto: João Carlos Gomes/Bangu

Mas, neste caso, o resultado do jogo fica um pouco de lado. O DIÁRIO DO RIO esteve por lá e conta para vocês um pouquinho da experiência de assistir a esta partida e os fatos curiosos que a cercaram.

A começar pela porta do estádio, que fica bem próximo a uma das entradas do popularíssimo Mercadão de Madureira. Lá, aqueles torcedores – das duas equipes – que gostam de entrar somente minutos antes da partida aguardavam, comendo pipoca, e tinham clima relativamente amistoso uns com os outros.

Chegando lá dentro, a lanchonete do Madureira Esporte Clube, tradicional ponto de encontro do local, estava bastante cheia, com torcedores do time da casa – que já haviam entrado – almoçando e conversando entre si, projetando a partida e uma possível ida às semifinais da Taça Guanabara, já que o Tricolor Suburbano está bem colocado na classificação.

O mesmo não se pode dizer da torcida do Bangu, já que o time ocupa a última colocação do Grupo A. Assim que o treinador Eduardo Allax adentrou ao gramado, caminhando em direção ao banco de reservas, os torcedores alvirrubros que ocupavam a arquibancada de Conselheiro Galvão o hostilizaram de maneira bastante pesada. Talvez aceitando as ”críticas”, ele preferiu não rebater.

WhatsApp Image 2020 02 04 at 14.28.58 Madureira x Bangu em Conselheiro Galvão: resultado é o que menos importa
Técnico Eduardo Allax (de camisa social roxa) à beira do gramado, com torcida do Bangu ao fundo – Foto: Raphael Fernandes/Diário do Rio

Antes da bola rolar, um momento especial. Evaristo de Macedo, grande personagem do futebol carioca, atualmente com 86 anos, deu o pontapé inicial da partida e foi ovacionado por ambas as torcidas.

Quando a bola rolou, o que se viu foi um Bangu um pouco melhor no 1º tempo, e isso levava preocupação à torcida do Madureira, que lotava as sociais do estádio.

WhatsApp Image 2020 02 04 at 14.28.57 1 Madureira x Bangu em Conselheiro Galvão: resultado é o que menos importa
Torcida do Madureira lotando as sociais de Conselheiro Galvão no jogo contra o Bangu – Foto: Raphael Fernandes/Diário do Rio

Na 2ª etapa, o Madureira equilibrou a partida e, de certa forma, ”encurralou” o Bangu, criando as melhores chances. E isso, obviamente, fez crescer a empolgação de seus torcedores.

Num determinado momento, uma cena, digamos, inusitada. Quando o técnico Toninho Andrade, do Madureira, mexeu em sua equipe pela 1ª vez, trocou 2 jogadores. Alguns torcedores não gostaram, e ficaram reclamando. O treinador, então, se virou a eles e começou a gesticular, argumentando o porquê das substituições. E aparentemente deu certo, os torcedores entenderam e aceitaram as explicações. Situação que só um estádio raiz permite que aconteça.

WhatsApp Image 2020 02 04 at 14.28.56 Madureira x Bangu em Conselheiro Galvão: resultado é o que menos importa
Proximidade da torcida do Madureira com o técnico Toninho Andrade (de camisa vermelha) – Foto: Raphael Fernandes/Diário do Rio

E para quem pensa que esse tipo de jogo não tem transmissão, está muito enganado. A Rádio Bangu FM, por exemplo, como o próprio nome já diz, corresponde ao bairro da Zona Oeste e estava lá para acompanhar o Alvirrubro.

”É um motivo de orgulho fazer parte desta partida memorável entre duas forças do futebol carioca. Madureira e Bangu, clubes de bairros que influenciam no desenvolvimento econômico da cidade, aliados à magia da cultura e do samba. Presenciar duas torcidas apaixonadas, fiéis, independentemente da situação do clube no campeonato. E a cereja do bolo: Evaristo de Macedo dando o pontapé inicial e falando ao microfone da Rádio Bangu. Muita felicidade”, disse Robson Barros, narrador da Bangu FM.

WhatsApp Image 2020 02 04 at 14.28.55 Madureira x Bangu em Conselheiro Galvão: resultado é o que menos importa
Narrador Robson Barros e comentarista Thiago Silva durante transmissão da Rádio Bangu FM em Madureira x Bangu – Foto: Raphael Fernandes/Diário do Rio

Quando acabou a partida, alguns torcedores mais exaltados do Madureira, sabe-se lá por quais motivos, começaram a xingar e provocar os do Bangu, que se encontravam na arquibancada, do lado oposto. E eles rebateram. E o curioso é que a saída deles seria pelo mesmo portão. Mas, para felicidade de quem preza pela paz, nada de mais grave aconteceu.

E justamente nesse clima de paz, os familiares dos jogadores do Madureira aguardavam a saída dos atletas próximo à lanchonete, e eles chegavam ali, sorridentes.

Para encerrar, aquele ”suco de futebol carioca”. Os jogadores do Bangu na calçada do estádio, do lado de fora, aguardando o ônibus sair ou esperando seus carros de aplicativos particulares. Tudo isso em meio aos pedestres que ali passavam.

O futebol carioca raiz respira com Madureira x Bangu em Conselheiro Galvão num sábado à tarde. E o resultado do jogo é que o menos importa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Madureira x Bangu em Conselheiro Galvão: resultado é o que menos importa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui