Maestro Marcos Paulo Mendes representa músicos do Rio em Roma

Em Roma, o maestro se encontrará com o Papa Francisco em uma Audiência Jubilar, momento de profunda espiritualidade e união entre música e fé

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Maestro Marcos Paulo Mendes - Divulgação

O maestro titular do Coral Arquidiocesano do Rio de Janeiro, Marcos Paulo Mendes, vai representar os músicos da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e da Diocese de Alagoinhas (BA), em Roma, cidade-sede do cristianismo no mundo.

Marcos Paulo, que já embarcou para a capital italiana, tem entre suas missões o fortalecimento dos laços entre a música sacra brasileira e a tradição litúrgica universal, posicionado a música como instrumento de fé e oração. O maestro é conhecido por sua atuação dentro da arquidiocese carioca.

O músico, que também é Mestre de Capela da Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha de França, Igreja de grande importância religiosa para a ArqRio e ligada à Basílica Papal de Santa Maria Maior, desenvolveu uma carreira marcada pelo zelo em relação à música litúrgica.

Marcos Paulo Mendes atua ainda como maestro da Igreja Santo Inácio de Loyola, em Botafogo; da Paróquia Santo Antônio, no Cachambi; e como organista na Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, Igrejinha localizada no coração do Centro histórico do Rio. Quase sempre está presente nas famosas Missas votivas de Nossa Senhora das Graças, tradicionais na igrejinha da Ouvidor.

Maestro Marcos Paulo Mendes 1 Divulgacao Maestro Marcos Paulo Mendes representa músicos do Rio em Roma

No Vaticano, o maestro se encontrará com o Papa Francisco em uma Audiência Jubilar, momento de profunda espiritualidade, no qual poderá unir a música à fé, na celebração eucarística na Basílica de São Pedro, epicentro da Igreja Católica.

O encontro entre Francisco e o maestro brasileiro enaltece e reforça a música sacra como voz da Igreja, em especial nas celebrações litúrgicas. Com o seu trabalho, ele representará os músicos que orienta, além dos corais e comunidades pelos quais é responsável.

A viagem, cuja importância espiritual e artística é imensurável, reforça a importância  da música litúrgica brasileira no cenário internacional como um testemunho de devoção, serviço e arte, em comunhão com a Santa Igreja.

Ano Jubilar – momento de reflexão e reconciliação com Deus

Celebração da Igreja Católica, o Ano Jubilar ou Ano Santo acontece a cada 25 anos, como um período de bênçãos, penitência, perdão, conversão e renovação espiritual.

O Jubileu está presente no Antigo e no Novo Testamento e em hebraico, yobel, significa “chifre de carneiro”.  

No Ano Santo, a misericórdia divina se derrama sobre todos, trazendo graça e libertação, sendo, portanto, uma oportunidade de recomeço e reconciliação com Deus e com o próximo.

O tema do Jubileu de 2025 é “Peregrinos de Esperança”. O Ano Santo inclui peregrinações à Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O Jubileu foi inserido pelo Santo Padre na Bula “Spes non confundit” (“A esperança não decepciona”). A celebração ganhou uma trilha sonora composta pelo Monsenhor Frisina, um dos maiores músicos católicos da história.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Maestro Marcos Paulo Mendes representa músicos do Rio em Romaddr newsletter Maestro Marcos Paulo Mendes representa músicos do Rio em Roma
lapa dos mercadores 2024 Maestro Marcos Paulo Mendes representa músicos do Rio em Roma

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui