A maior feira gastronômica alternativa do Rio do Janeiro, a Junta Local, volta ao Downtown neste sábado (18/12) e domingo (19/12), fechando a maratona que consolida a retomada de eventos, com festivais em todos os quatro últimos fins de semana antes do Natal. A própria Junta Local abriu o rally, ainda no último final de semana de novembro, seguida pela Babilônia Feira Hype e pelo festival cervejeiro Breja Rio, em três dias – sexta, sábado e domingo passados.
Agora, a Junta volta a reunir os principais produtores artesanais de alimentos do estado do Rio com os pequenos empreendedores gastronômicos, trazendo ao Downtown da cozinha local às tradições de outros locais do Brasil e dos variados países e regiões do exterior.
Os Drinks Imigrantes, por exemplo, preparam bebidas em uma coquetelaria típica de imigrantes e refugiados residentes no Brasil, enquanto a Japas Cervejaria reúne mulheres que fazem cerveja com influência japonesa.
As cozinhas vão da Sinta, embaixadora da cozinha indonésia, ao Couscous RJ, com sua comida ancestral afetiva judaica-marroquina, passando pela seleção de queijos da canastra do Dariquim e pelas sardinhas e pesca artesanal do Catavento, de Cabo Frio.
Além da gastronomia, esta última Junta Local de 2021 no Downtown terá apresentação de dança “Natal Mágico” com o grupo infantil Mini Famosinhos, às 19h, nos dois dias. Mais cedo, às 15h, duas cantoras mostram suas vozes, uma em cada dia. No sábado (18), a cantora Didà mostra suas composições poéticas, de xote e baião a blues e reggae, com a banda Banjhamba. No domingo (19), Juliane Gamboa canta acompanhada pelo Medusa Samba Jazz Trio.