Calçadão de Ipanema | Foto: Reginaldo Pimenta

Em meio ao aumento de casos da variante Delta e os atrasos constantes na entrega das vacinas, a gestão municipal da cidade do Rio de Janeiro vem adotando medidas para conter o avanço da COVID-19 e ampliar a imunização da população.

Neste cenário, o Instituto Rio21 realizou uma pesquisa de avaliação do governo do Prefeito Eduardo Paes, encomendada pelo DIÁRIO DO RIO, que busca compreender a percepção dos cariocas sobre as ações da Prefeitura na gestão da pandemia.

Segundo a Diretora de Pesquisa do Instituto Rio21, Ana Flávia Assumpção: “De modo geral, a avaliação sobre a atuação do governo municipal em relação à pandemia é positiva: 57,5% dos entrevistados avaliaram a gestão nesta área como boa ou ótima – com destaque para os jovens entre 16 e 29 anos, cuja porcentagem ultrapassa os 65% nesta percepção positiva.”

A pesquisa pediu que os moradores da cidade classificassem a atuação da Prefeitura entre ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. O resultado você confere abaixo:

Resultado entre homens e mulheres

A análise entre homens e mulheres, no entanto, apresenta uma variação de percepção. Enquanto 64,6% das pessoas do sexo masculino avaliaram a gestão de maneira positiva, 48,8% das entrevistadas responderam que a atuação do Prefeito Eduardo Paes está sendo boa ou ótima.

Avaliação por regiões da cidade

Em todas as regiões os moradores avaliaram a gestão da pandemia pelo governo municipal de forma positiva (acima de 50%). Com destaque para a Zona Sul, onde 66,6% dos entrevistados afirmaram que a atuação do Prefeito Eduardo Paes na pandemia foi boa ou ótima. Seguida pela Zona Norte (56,4%), Centro (55,7%) e Zona Oeste (50,9%).

Análise por renda familiar

Além disso, os dados apontam para um viés na avaliação por faixas de renda familiar mensal. A análise indica que quanto mais rico, melhor a percepção sobre a atuação do governo municipal na gestão da pandemia.

Enquanto 42% dos entrevistados que declararam renda família mensal de até 1 salário mínimo e 47,9% dos que declararam entre 1 e 2 salários mínimos avaliaram a atuação de maneira positiva, esse percentual aumentou para 59,1% e 68,2% para os grupos entre 10 e 15 salários mínimos e mais de 15 salários mínimos, respectivamente.

Percepção por grupos raciais

A percepção sobre a atuação do governo Eduardo Paes na gestão da pandemia por grupos raciais também apresenta certas tendências. Os entrevistados que se autodeclararam brancos avaliaram a atuação mais positivamente do que os outros grupos raciais. Segundo os dados analisados, 63,1% dos brancos responderam que a atuação foi boa ou ótima. Esse percentual cai para 50,8% no caso dos pardos, para 53,2% no caso dos pretos e 40,0% no caso dos amarelos

Classificação por idade

Na categoria idade, o destaque da avaliação positiva da atuação do Prefeito Eduardo Paes na gestão da pandemia fica entre os mais jovens: 65,6% dos entrevistados que tem entre 16 e 24 anos afirmaram que a atuação do governo municipal foi boa ou ótima e 68,6% entre 25 e 29 avaliaram da mesma forma. Em contraste, apenas 49,1% dos que tem 60 anos ou mais avaliaram de maneira positiva a gestão da pandemia.

Esta é a primeira de uma série de pesquisas trimestrais que serão realizadas até o final do mandato, de modo a compormos uma série histórica de avaliação do governo.

* Pesquisa quantitativa com disponibilização de questionário online via e-mail e redes sociais, realizada entre os dias 04 e 12 de agosto de 2021, com 1249 entrevistados.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui