Maioria dos cariocas tem expectativa positiva sobre os próximos 6 meses da gestão Paes

Os dados foram levantados pelo Instituto Rio21

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de pessoas circulando pela Praça XV, no Centro do Rio - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Nesta terça-feira, (24/08), o DIÁRIO DO RIO publicou os resultados da pesquisa realizada pelo Instituto Rio21, no intuito de avaliar os primeiros meses de governo municipal do Rio de Janeiro. Neste novo texto da série, os dados em relação às expectativas dos moradores da cidade do Rio de Janeiro para os próximos seis meses de gestão do Prefeito Eduardo Paes serão analisados.

Tanto os entrevistados que se identificam como pertencentes ao sexo masculino como aquelas que se identificam como pertencentes ao sexo feminino apresentaram expectativas positivas sobre o governo de Eduardo Paes: 67,8% das entrevistadas do sexo feminino e 72,2% dos entrevistados do sexo masculino esperam que os próximos meses de gestão sejam bons ou ótimos. As expectativas negativas sobre os próximos meses de gestão municipal foram relativamente baixas tanto entre o sexo feminino (16,7%) quanto entre o sexo masculino (13,4%).

image 40 Maioria dos cariocas tem expectativa positiva sobre os próximos 6 meses da gestão Paes

Os moradores das diferentes regiões do Rio de Janeiro também avaliaram de maneira moderadamente similar a expectativa para os próximos seis meses.  De acordo com os dados coletados, 72,8% dos residentes da Zona Sul esperam que a gestão de Eduardo Paes seja boa ou ótima nos próximos seis meses.  Já o percentual de moradores da Zona Oeste, Zona Norte e Centro que declararam ter expectativas positivas foram respectivamente: 69,5%, 69,6% e 64,8%.

image 41 Maioria dos cariocas tem expectativa positiva sobre os próximos 6 meses da gestão Paes

Ao analisar a percepção dos entrevistados por renda familiar mensal, nota-se que, entre todas as faixas de renda, as expectativas para o futuro da gestão do Prefeito Eduardo Paes são bastante positivas: com porcentagens acima dos 53%. Entretanto, aqueles que declararam renda familiar mensal de até um salário mínimo são os mais pessimistas quanto aos próximos seis meses de gestão municipal do que qualquer outra classe. 26,8% dos integrantes desse grupo responderam que suas expectativas são de que o governo seja ruim ou péssimo.

Advertisement
image 42 Maioria dos cariocas tem expectativa positiva sobre os próximos 6 meses da gestão Paes

A expectativa sobre os próximos seis meses de gestão municipal também não varia muito ao observar os dados por grupos raciais. Ou seja, todos os grupos apresentaram um posicionamento majoritariamente positivo: 71,7% dos pretos, 68,3% dos pardos, 71,1% dos brancos e 60,0% dos amarelos responderam que esperam que o governo de Eduardo Paes seja bom ou ótimo nos próximos seis meses.

image 43 Maioria dos cariocas tem expectativa positiva sobre os próximos 6 meses da gestão Paes

Na categoria idade, embora em todas as faixas etárias a expectativa positiva para os próximos meses seja alta: sempre acima dos 55%, o destaque fica por conta dos mais jovens. 81,1% dos entrevistados que tem entre 16 e 24 anos acreditam que os próximos seis meses serão bons ou ótimos, assim como 83,1% daqueles entre 25 e 29. Já a expectativa negativa (ruim + péssimo), dessas duas faixas etárias, não passou dos 10%.

Em relação à expectativa negativa, o destaque fica entre os mais velhos: dos entrevistados que tem 60 anos ou mais e entre 50 e 59 anos, 23,3% e 20,3%, respectivamente, declararam que os próximos seis meses dessa nova gestão municipal serão ruins ou péssimos.

image 44 Maioria dos cariocas tem expectativa positiva sobre os próximos 6 meses da gestão Paes

Segundo a Diretora de Pesquisa do Instituto Rio21, Ana Flávia Assumpção: “Diferentemente do que foi observado na avaliação dos primeiros 6 meses do governo do Prefeito Eduardo Paes, em relação às expectativas para o futuro dessa gestão, não é possível identificar um único perfil de entrevistados que esperam que a atuação do governo seja boa ou ótima. Isso porque, conforme visto nos gráficos acima, a expectativa positiva está presente, com números sempre acima dos 50%, em todos os grupos, independente do sexo, região, faixa de renda, cor ou idade”.

Contudo, a Diretora ressalta: “A gestão municipal precisa voltar sua atenção, em especial, para aqueles moradores que recebem até 1 salário mínimo, pois existe um percentual considerável de pessoas dentro desse grupo que tem uma expectativa negativa em relação a esse governo. A mesma atenção deve ser direcionada para aqueles que possuem acima de 50 anos, porque também existe uma parcela grande, entre essa faixa etária, que acredita que os próximos meses dessa gestão será ruim ou péssimo.”

Esta é a primeira de uma série de pesquisas trimestrais que serão realizadas até o final do mandato, de modo a compormos uma série histórica de avaliação do governo.

* Pesquisa quantitativa com disponibilização de questionário online via e-mail e redes sociais, realizada entre os dias 04 e 12 de agosto de 2021, com 1249 entrevistados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maioria dos cariocas tem expectativa positiva sobre os próximos 6 meses da gestão Paes
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. “” essa site adora enaltecer quem é bandido , como é o caso de DUDU DA GLOBO ,que deu muito dinheiro público com obras mal-feitas & superfaturadas & encheu a família marinho de ($ público ) . dá pra ver que está merda de site faz campanha pro DUDU-PROSTITUTA-PAES..

  2. CARIOCAS PAREM DE CONFIAR EM RELIGIOSOS, MILICIANOS E PIPOQUEIROS!!!
    Não posso acreditar nessa pesquisa e muito menos crer que os cariocas sejam tão displicentes com suas análises e escolhas políticas. A retrospectiva é de fato decepcionante, mas credito a culpa as praias, ao chope e aquela desfaçatez carioca de anular ou votar em branco, mas isso precisa mudar. Quanto ao pipoqueiro da vez, Eduardo Paes, sem comentários.

  3. Alguém acredita ainda em alguma pesquisa?!? Parem de puxar o saco do Eduardo Paes… esqueceram dos áudios dele com Lula?!? Vergonha hein!!! Ou da lava jato?!?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui