Um levantamento do Sebrae apontou que 53% dos pequenos negócios no estado do Rio de Janeiro não realizaram qualquer novo investimento. Em conpensação, 47% dos empreendedores fluminenses apostaram em novas instalações, máquinas, equipamentos e informática e treinamento de sócios e empregados.
A pesquisa também mostra que 77% dos pequenos negócios do Estado utilizam redes sociais, aplicativos ou internet (Loja virtual própria, WhatsApp, Facebook e Instagram) para vender seus produtos ou serviços. Enquanto outros 23% não utilizam essa prática.
“Empreender exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. A busca pela inovação, desenvolvimento empresarial, produtividade e acesso a novos mercados tem sido a solução para os donos de micro e pequenas empresas. É fundamental que os empreendedores planejem as suas ações. Por isso, precisam buscar capacitação e orientações para que os seus negócios continuem prosperando”, explica Antônio Kronemberger, gerente de Educação do Sebrae Rio.
Com esse panorama apresentado na pesquisa, 53% seguem com dificuldades para manter o seu negócio, 21% aproveitaram as mudanças implementadas para melhorias na empresa, 16% estão otimistas com as oportunidades que estão surgindo e 9% acreditam que o pior já passou.