Mais de 12% dos cariocas deixaram de usar medicamentos para saúde mental em 2022, diz Instituto Rio21

Além disso, a maioria dos entrevistados afirmou não ter nenhum problema psicológico ou psiquiátrico diagnosticado por um profissional de saúde em 2022 (62,5%)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pessoas andam pelo centro do Rio de Janeiro | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Assinatura da matéria: Ana Flávia Assumpção (Diretora da Pesquisa) e Felipe Lamarca (Assistente de Pesquisa

Em razão do Setembro Amarelo, o Instituto Rio 21, em parceria com o Diário do Rio, lançou a segunda edição da pesquisa cujo objetivo era compreender como anda a saúde mental dos moradores do Rio de Janeiro.

Dessa vez, trazemos algumas informações sobre o uso de medicamentos e a prática de esportes.

Em 2021, 62,4% dos cariocas afirmaram que não faziam uso de medicamentos para fins psicológicos/psiquiátricos. Agora, esse percentual é de, aproximadamente, 75%, sugerindo que mais de 12% dos cariocas deixaram de usar medicamentos com essa finalidade em 2022.

Advertisement

Além disso, a maioria dos entrevistados afirmou não ter nenhum problema psicológico ou psiquiátrico diagnosticado por um profissional de saúde em 2022 (62,5%), o que explica o baixo uso de medicamentos.

image 3 Mais de 12% dos cariocas deixaram de usar medicamentos para saúde mental em 2022, diz Instituto Rio21

Entretanto, dentre aqueles que afirmaram fazer uso de medicamentos, a maioria tem entre 30 e 39 anos (25%) e são majoritariamente mulheres (59,4%).

image 4 Mais de 12% dos cariocas deixaram de usar medicamentos para saúde mental em 2022, diz Instituto Rio21

Vale destacar também que uma parcela significativa da população da cidade apresenta quadro de depressão (14,5%) e de Transtorno de Ansiedade Generalizada (12,8%).

Um levantamento recente do Monitor Global dos Serviços de Saúde, da Ipsos, mostrou que a preocupação da população mundial com a saúde mental aumentou nos últimos quatro anos.

Isso mostra que falar sobre saúde mental é cada vez mais importante e, portanto, é fundamental conhecermos dados atuais sobre como as pessoas têm se sentido.

Confira mais dados sobre essa pesquisa:

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 12% dos cariocas deixaram de usar medicamentos para saúde mental em 2022, diz Instituto Rio21
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui