Nesta sexta-feira (15/07), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) fechou 22 ferros-velhos durante uma ação conjunta com as Polícias Civil, Militar e o Detran.RJ. Além disso, foram emitidas 69 notificações. Os responsáveis legais têm prazos definidos pela lei para se regularizarem nos quesitos apontados, que variam desde inadequações com a documentação à falta de dispositivos de emergência.
O objetivo da operação era verificar se os estabelecimentos cumprem as normas e exigências previstas no Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico. De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, a ação foi motivada pelas estatísticas de incêndios.
Dezessete equipes atuaram na capital e sete na Baixada Fluminense, que fiscalizaram 76 ferros-velhos na Cidade do Rio e outros 34 estabelecimentos em Duque de Caxias e Nova Iguaçu.
Além da verificação das normas contra incêndio feita pelo Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil fiscalizou a procedência dos materiais, a Polícia Militar garantiu a segurança da ação e o Detran.RJ verificou se peças de carros seriam provenientes de crime.
E as kombis? No bairro da Glória são várias que passam o dia inteiro com som alto anunciando que compram qualquer coisa. Além de receptarem de tudo ainda ferem a lei do silêncio invandindo as casas com seu som alto!