Em meio à intensa onda de calor que atinge o país, um levantamento da TV Globo revelou que 200 escolas públicas estaduais do Rio ainda não possuem qualquer tipo de resfriamento ou ar-condicionado. O problema foi identificado em um relatório do próprio governo estadual, realizado em outubro de 2024 e divulgado apenas nesta segunda.
O estudo analisou as condições das 14 mil salas de ensino da rede estadual. Das 1.234 escolas existentes, 1.034 possuem ar-condicionado. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, 60 unidades funcionam em prédios compartilhados com as prefeituras, onde o estado não tem autonomia para instalar equipamentos. A pasta afirmou que, em até 90 dias, repassará recursos para as unidades que precisam comprar aparelhos de ar-condicionado.
A falta de climatização tem gerado insatisfação entre estudantes e professores. Na manhã desta segunda-feira (17/02), alunos do Colégio Estadual Professora Maria Terezinha de Carvalho Machado, na Praça Seca, realizaram um protesto na Rua Cândido Benício contra as altas temperaturas dentro das salas de aula. O Rio teve nesta segunda, o dia mais quente do verão, com máxima superior aos 40°C em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade.