Mais de 30% dos cariocas precisaram reduzir as compras de alimentos durante a pandemia

Dados foram coletados através de pesquisa realizada pelo Instituto Rio21

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Lopes

Como vimos em uma matéria anterior publicada aqui no DIÁRIO DO RIO, a saúde mental dos moradores da cidade do Rio de Janeiro durante a pandemia de Covid-19 piorou significativamente e mais cariocas passaram a fazer acompanhamento psicológico, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Rio21. Entre os entrevistados, 28,9% afirmaram que estão fazendo acompanhamento psicológico – um aumento de 4,5 pontos percentuais em comparação com o período anterior ao início da crise causada pelo Coronavírus.

Dando sequência à série de matérias que visa compreender os impactos da pandemia entre os moradores da cidade, a Diretora de Pesquisa do Instituto Rio 21, Ana Flávia Assumpção, destacou alguns dados:

Perguntamos aos entrevistados como sua vida foi impactada pela pandemia e 21% afirmaram que não sofreram nenhum impacto pela pandemia. Entre os impactos mais relatados aparece em 1º lugar: teve que reduzir as compras de alimentos (32,8%); em 2º lugar: teve Covid-19, mas sem sequelas (26,4%) e em 3º: contraiu uma dívida durante a pandemia (18,8%)”.

image 16 Mais de 30% dos cariocas precisaram reduzir as compras de alimentos durante a pandemia
image 17 Mais de 30% dos cariocas precisaram reduzir as compras de alimentos durante a pandemia

Em relação ao plano de saúde, de acordo com os dados coletados, a pandemia não teve um efeito significativo, pois 69% dos respondentes declararam que possuem plano de saúde e já o possuíam antes da pandemia. Apenas 8,4% dos cariocas respondentes afirmaram que não tem plano de saúde atualmente, mas tinham antes da pandemia.

Advertisement
image 12 Mais de 30% dos cariocas precisaram reduzir as compras de alimentos durante a pandemia

Além disso, foi pedido também aos entrevistados que eles identificassem situações nas quais algum parente tenha vivenciado durante a pandemia, a fim de medir o impacto causado sobre a família.

O cenário mais frequente foi a contração de Covid por algum familiar, mas que não deixou sequelas (58,4%). Por sua vez, a segunda situação mais comum entre os entrevistados foi a de que algum familiar perdeu o emprego (34,3%) e em terceiro lugar: algum familiar teve que reduzir as compras de alimentos (32%).

image 13 Mais de 30% dos cariocas precisaram reduzir as compras de alimentos durante a pandemia

Ainda em relação aos impactos da pandemia sobre as famílias, 7,2% dos entrevistados afirmaram que perderam algum familiar em razão da Covid-19.

image 14 Mais de 30% dos cariocas precisaram reduzir as compras de alimentos durante a pandemia

O levantamento foi realizado entre os dias 02 e 13 de setembro de 2021, por meio de pesquisa quantitativa com disponibilização de questionário online via e-mail e redes sociais. A amostra não probabilística contou com 321 entrevistados moradores do município do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 30% dos cariocas precisaram reduzir as compras de alimentos durante a pandemia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui