Mais de 30 políticos da Baixada Fluminense foram assassinados em um período de seis anos

De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, a Baixada é considerada um dos piores lugares para ser político

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Enterro do vereador Alexsandro Silva, o Sandro do sindicato, em Caxias - Foto: Gabriel de Paiva

Dados do Instituto Fogo Cruzado, apontam que em seis anos a Baixada Fluminense teve 35 políticos mortos e ainda revela que dos 57 registros de políticos baleados na Região Metropolitana do Rio neste período, 74% deles foram na Baixada.

De acordo com o Instituto, a região é uma das áreas mais perigosas para fazer política. Em Duque de Caxias ano passado, por exemplo, três vereadores foram assassinados.

Para a diretora de programas do Instituto Fogo Cruzado, Maria Isabel Couto, são três os fatores que devem ser levados em conta para analisar a violência política na Baixada Fluminense. “A primeira é o contexto histórico. A Baixada é conhecida pela figura do Tenório Cavalcanti, um dos precursores da violência política na região. A segunda questão é a impunidade. Se é um fenômeno histórico e todo mundo sabe, por que nada é feito? Por que esses assassinatos continuam impunes? E o terceiro ponto é que a Baixada possui municípios pobres e ricos e demanda políticas sociais. Melhorar a vida dos moradores da região passa por políticos comprometidos com o bem-estar da população, e eles precisam sentir segurança para fazer política, o que infelizmente não tem”, explica a diretora.

Maria Isabel Couto sugere que seja criado um programa de prevenção aos homicídios contra políticos na região, e que as investigações possam apontar, de fato, os crimes que têm a ver com a atuação política das vítimas. “Tem que haver investigações rigorosas sobre o corpo político para entender quem tem relação com o crime, e criar um programa de proteção aos políticos da região. Enquanto a impunidade dos que assassinam políticos e dos que agem com corrupção continuar, vai ser muito difícil a vida na Baixada melhorar”, afirma.

Advertisement

Segundo o levantamento, as cidades que registraram maior número de mortes de políticos entre 2016 e 2022 foram Magé, onde sete agentes políticos foram assassinados, Duque de Caxias, com sete mortes, e Nova Iguaçu, onde seis políticos foram mortos. Em Seropédica e em São João de Meriti, quatro políticos foram assassinados neste período em cada cidade. Em Belford Roxo, foram três. Japeri, Nilópolis e Queimados tiveram registros de homicídio de dois políticos cada.

A pesquisadora classifica a Baixada Fluminense como um “espelho dos problemas de segurança pública do Rio de Janeiro” e completou dizendo “tem problemas graves de facções disputando entre si, grupos de extermínio e avanço acentuado das milícias, além de crimes de rua com grande circulação de armas de fogo. Infelizmente, todas as dinâmicas de violência armada que a gente consegue pensar acontecem na Baixada, promovendo uma sensação de caos e abandono aos moradores”, conclui.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 30 políticos da Baixada Fluminense foram assassinados em um período de seis anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui