Mais de 4 mil animais são imunizados no primeiro dia de vacinação contra a raiva

Onze postos drive thru estão espalhados pela cidade; atendimento nos postos fixos e volantes começam nesta sexta-feira (02/10), na Zona Oeste

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Onze postos drive thru estão espalhados pela cidade. Atendimento nos postos fixos e volantes começam nesta sexta-feira (02/10), na Zona Oeste. Foto: Divulgação/Vigilância Sanitária

A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, informou que 4.014 animais foram imunizados no primeiro dia da Campanha Antirrábica 2020, sendo 3.193 cães e 821 gatos. Dividida em cinco etapas, a ação começou nesta quinta-feira (01/10), com a inauguração de onze postos de atendimento drive thru espalhados pela cidade.

Os postos desse tipo estão distribuídos entre os bairros da Barra da Tijuca, Copacabana, Campo Grande, Deodoro, Guadalupe, Ilha do Governador, Irajá, Madureira, Pavuna, Tijuca e Santa Cruz. O atendimento ocorre às quintas, sextas e sábados, sempre das 9 às 17 horas, de acordo com as datas previstas no calendário.

A partir desta sexta-feira (02/10),  será iniciado o atendimento nos postos fixos e volantes da primeira etapa do calendário, na Zona Oeste. Serão 70 postos fixos e cinco de atendimento volante, que contemplam a região de Santa Cruz, Guaratiba e Paciência. A vacinação nesses pontos ocorre às sextas-feiras e sábados, conforme o calendário, também das 9 às 17 horas. Todos os endereços e detalhes estão na página da Vigilância Sanitária.

A estratégia é criar uma barreira imunológica, vacinando 80% da população de cães e gatos da cidade, para que o vírus não chegue ao homem. Precisamos da conscientização e do comprometimento de todos sobre a importância dessa campanha, diante da gravidade dessa doença que é a raiva“, ressaltou a médica-veterinária Márcia Rolim, subsecretária de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses.

Advertisement

Até 19 de dezembro, o programa Se liga, bicho! Raiva é caso sério contará com 350 pontos fixos e outros cinco itinerantes. A meta é imunizar 500 mil cães e gatos.

Recomendações

Além do uso obrigatório da máscara e do respeito ao distanciamento social e das demais Regras de Ouro para os tutores, é preciso seguir orientações referentes aos animais na hora da vacinação:

  • A imunização é exclusiva para cães e gatos acima de três meses de idade.
  • Fêmeas gestantes não devem ser vacinadas.
  • Os cachorros devem estar de coleira e guia e os gatos em caixas de transporte apropriadas.
  • Só serão vacinados os bichos que estiverem sob a tutela de maiores de 18 anos, que serão inteiramente responsáveis pela contenção dos animais.
  • Não é permitida a cessão de doses da vacina para a população.
  • Para quantitativos acima de vinte animais, a solicitação para vacinação deve ser registrada na Central 1746. Os responsáveis devem informar nome e telefone para contato, a quantidade e o endereço. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses entrará em contato para fazer o agendamento para esses grupos.
  • Até 36 horas após a aplicação da vacina, é possível que os animais tenham sintomas como dores no local, febre e que fiquem com o comportamento mais quieto.

Vacina antirrábica

A campanha antirrábica animal é feita com a vacina distribuída pelo Governo Federal aos estados, que fazem o repasse aos municípios. Em 2019, porém, o insumo não foi entregue, inviabilizando a campanha anterior. Mesmo sem o repasse de vacinas, o município do Rio imunizou no ano passado mais de 33 mil animais com a reserva técnica de doses da campanha de 2018. Em 2020, a Vigilância Sanitária começou o ano com cerca de mil vacinas mantidas em estoque, para a necessidade de um trabalho perifocal, que são atuações preventivas em que a Prefeitura promove a vacinação em regiões onde há casos de morcegos contaminados.

O que é a doença?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, fatal tanto para animais quanto para humanos. A transmissão ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais.

Em março, o estado do Rio de Janeiro registrou a primeira morte por raiva humana do Rio de Janeiro desde 2006, com o caso de um adolescente de 14 anos mordido por um morcego em Angra dos Reis. No município, não há ocorrência de raiva humana desde 1986 (há 34 anos) e de casos da doença em cães e gatos desde 1995 (há 25 anos). Todos os dados referentes às ações de profilaxia e controle da doença são atualizados e disponibilizados no site da Vigilância Sanitária.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 4 mil animais são imunizados no primeiro dia de vacinação contra a raiva
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui