Mais de 40% dos cariocas preferem comprar pela internet, diz Instituto Rio21

Levantamento também mostra quais os siteis favoritos para transações na internet

Foto de Anna Shvets no Pexels

Esta matéria dá continuidade à série de apresentações dos dados da pesquisa sobre hábitos de consumo dos cariocas, realizada pelo Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO. Dessa vez apresentamos as informações sobre consumo na internet.

Dentre os respondentes da pesquisa, mais de 40% apontaram que preferem realizar compras pela Internet, o que envolve sites, e-commerce e até redes sociais, como Instagram, WhatsApp e Facebook. Poucos optam, de forma geral, por realizar compras em lojas em regiões diferentes de onde moram (menos de 10% dos respondentes):

Fonte: Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO. Elaboração: Instituto Rio21.

Entre os que preferem comprar online, mais de 50% compram através do Mercado Livre ou da Amazon, aparentemente os sites favoritos dos cariocas para transações na internet. Outros sites que aparecem bastante são a Magazine Luiza e a Shopee:

Lojas online que os cariocas mais realizam compras. Fonte: Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO. Elaboração: Instituto Rio21.

Finalmente, os participantes foram perguntados sobre o que consideram mais importante quando realizam uma compra online. A maioria dos cariocas respondeu que o fator mais importante é o preço, mas a confiança no site ou no vendedor também é bastante relevante. Uma porcentagem pequena acha que o tempo de entrega é o fator mais importante:

Categorias mais importantes ao realizar uma compra online. Fonte: Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO. Elaboração: Instituto Rio21.



A pesquisa contou com uma amostra de 568 respostas, todas coletadas de forma online entre os dias 26 de abril e 4 de maio. O link do questionário foi divulgado por e-mail e nas redes sociais do Diário do Rio e do Instituto Rio21, bem como em matérias publicadas pelo Instituto Rio21 neste jornal. 

O DIÁRIO DO RIO e o Instituto Rio21 divulgarão mais resultados do levantamento ao longo dos próximos dias.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui