Mais de 400 tiroteios foram registrados na Baixada Fluminense no primeiro semestre de 2022

O Instituto Fogo Cruzado realizou um levantamento sobre os dados da violência com arma de fogo em toda Baixada. E Duque de Caxias está em primeiro lugar nos incidentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
CC0 Domínio público - Foto: PXHERE

Nesta quarta-feira, (20/07), o Instituto Fogo Cruzado divulgou um levantamento onde mostra dados de tiroteios, mortos e feridos nas cidades da Baixada Fluminense, e somente no primeiro semestre deste ano, houve 481 tiroteios e disparos de armas de fogo na região, ou seja, em média, ocorreram 80 casos por mês.

Apesar do número ser alto, representa uma queda de 20% em comparação ao mesmo período de 2021, onde 630 registros foram feitos.

O relatório também revela que o número de tiroteios durante operações policiais aumentou 20%. Dentro dos 481 registrados, pouco mais de um terço, (165), aconteceram durante as ações da polícia nos primeiros seis meses de 2022.

Cerca de 289 pessoas foram baleadas em toda a Baixada, 169 morreram e 120 ficaram feridas. Entre as ocorrências, 198 foram atingidas durante operações policiais, sendo 100 mortas e 98 feridas. Em 2021, o número foi um pouco menor: 286 pessoas foram atingidas por disparos de armas de fogo.

Advertisement

Maria Isabel Couto, diretora de programas do Instituto Fogo Cruzado, afirma que a Baixada Fluminense é um espelho dos problemas da segurança pública do estado do Rio de Janeiro. “Facções de tráfico de drogas, grupos de extermínio, milícias e crimes de rua compõem o mapa da violência armada, que também conta com ações e operações policiais com vítimas frequentes”, disse Couto.

No estudo ainda é mostrado que Duque de Caxias se destaca nos incidentes e registrou 176 casos e 38 mortes. Belford Roxo foi o segundo município com mais troca de tiros, com 95 registros e 33 mortes, seguido por Nova Iguaçu, que registrou 63 ocorrências e 34 óbitos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 400 tiroteios foram registrados na Baixada Fluminense no primeiro semestre de 2022
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui