Mais de 55 mil pessoas se inscrevem para trabalhar como ambulantes no Carnaval de rua do Rio

Apenas 15 mil vagas serão sorteadas pela Prefeitura para atender à demanda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Suvaco do Cristo - Foto: Gustavo Stephan | Riotur

O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro segue movimentando a economia informal da cidade. Em 2025, 55.957 pessoas se inscreveram para trabalhar legalmente como ambulantes durante os dias de folia, um número expressivo, quase o dobro dos 32 mil inscritos em 2024. Apesar da alta procura, a Prefeitura, por meio da Riotur, liberará apenas 15 mil vagas, que serão definidas por sorteio.

Perfil dos inscritos

Entre os candidatos, 56,2% são mulheres e 43,8% são homens, evidenciando uma ampla participação feminina na busca por oportunidades de renda durante o evento. Geograficamente, a maior parte dos inscritos vem da Zona Oeste da cidade, com destaque para os bairros:

  • Santa Cruz (líder no número de inscrições),
  • Inhaúma,
  • Bangu,
  • Campo Grande.

Gestão do processo

O gerenciamento das inscrições e da logística para os ambulantes é realizado pela Dream Factory, empresa contratada pela Prefeitura para organizar o Carnaval de Rua.

Embora a alta procura demonstre o impacto econômico e social do evento, o número limitado de autorizações reflete a necessidade de controle e organização nas vias públicas durante o período de festas. A Riotur reforça que o sorteio será realizado de forma transparente, garantindo a imparcialidade na distribuição das vagas.

Em que pese toda esta organização,os blocos de rua irregulares já começaram a desfilar pelas ruas da cidade, deixando um rastro de urina e cerveja, sem nenhum tipo de supervisão pública.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui