Mais de 60% dos estudantes cariocas de até 12 anos estão matriculados na Rede Municipal de Educação

No que diz respeito às matrículas em pré-escolas, os dados da Fundação Abrinq mostram que esse número vem crescendo desde 2010, em especial no intervalo entre 2015 e 2019, quando o aumento se deu sem interrupções

Foto: Prefeitura do Rio

Matéria por Ana Flávia Assumpção (Diretora de Pesquisa) e Felipe Lamarca (Assistente de Pesquisa)

No dia 21 de março é celebrado o Dia Mundial da Infância, uma data criada por iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A motivação é promover reflexões a respeito da qualidade da formação moral, educacional e social das crianças ao redor do mundo.

Em razão da data, o Instituto Rio21 analisou dados da Fundação Abrinq, uma organização sem fins lucrativos em defesa dos direitos das crianças, e do Censo Escolar de 2020, a principal fonte de informações sobre educação básica do país. A análise dos dados faz um breve mapeamento do sistema educacional carioca e do perfil das crianças matriculadas nas escolas da cidade.

No que diz respeito às matrículas em pré-escolas, os dados da Fundação Abrinq mostram que esse número vem crescendo desde 2010, em especial no intervalo entre 2015 e 2019, quando o aumento se deu sem interrupções.

Número de matrículas em pré-escolas entre 2010 e 2019. Fonte: Fundação Abrinq. Elaboração: Instituto Rio21

Os dados do Censo Escolar apontam que há registros de mais de 740 mil crianças de até 12 anos de idade matriculadas em escolas no Rio de Janeiro. O número de crianças matriculadas cresce bastante conforme a idade se aproxima dos 5 anos e se mantém relativamente estável a partir daí, como mostram os percentuais do gráfico a seguir.

Distribuição de idade das crianças de até 12 anos matriculadas em escolas cariocas. Fonte: Censo Escolar. Elaboração: Instituto Rio21.

Ainda sobre as características socioeconômicas dos estudantes, os dados do Censo Escolar apontam que aqueles que se declaram brancos e pardos apresentam percentuais bastante semelhantes nas escolas cariocas: 31,7% e 31,1%, respectivamente. Também  chama atenção o percentual de estudantes que não haviam declarado sua cor/raça na ocasião da pesquisa: 30,2%.

Distribuição de cor/raça das crianças de até 12 anos matriculadas em escolas cariocas. Fonte: Censo Escolar. Elaboração: Instituto Rio21

Além disso, a maior parte dos estudantes cariocas até os 12 anos estuda na rede municipal, representando 61,6% do total de alunos. Para a rede privada, o percentual fica em 37,4% no mesmo recorte de idade.

Percentual de crianças de até 12 anos matriculadas na rede municipal ou privada na cidade do Rio de Janeiro. Fonte: Censo Escolar. Elaboração: Instituto Rio21.

Com mais de 60% de alunos matriculados na rede pública, é importante que a Prefeitura invista cada vez mais na educação básica, como através da ampliação do ensino integral – uma das principais metas do planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação: cujo objetivo é alcançar 50% das escolas da rede com oferta de ensino integral até 2024.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui